Sumida por mais de 80 anos, pintura do séc. XVIII está em exposição no Japão

Uma pintura de Maruyama Okyo (1733-1795), um dos mestres da pintura japonesa do século XVIII, foi redescoberta por um museu de arte na província de Hyogo.

Do Mundo-Nipo

Uma pintura de Maruyama Okyo (1733-1795), um dos mestres da pintura japonesa do século XVIII, foi redescoberta por um museu depois de mais de 80 anos de seu desaparecimento.

 

Mizu-nomi no Tora Zu, obra de Maruyama Okyo (Foto: Otani Memorial Art Museum)
Mizu-nomi no Tora Zu (1782), obra do artista japonês Maruyama Okyo (1733-1795). (Foto: Otani Memorial Art Museum)

 

O Otani Memorial Art Museum, em Nishinomiya, prefeitura de Hyogo, divulgou em 05 de abril, que a pintura, conhecida como “Mizu-nomi no Tora Zu” (pintura de um tigre bebendo água), estava em posse de Rokuro Yamada (1905-1983), fundador do Cui-daore, um famoso restaurante em Dotonbori, distrito de Osaka, que encerrou suas funções em 2008.

A pintura, que mede 96,5 cm de altura por 141 cm de largura, data de 1782 e mostra um tigre bebendo água a beira de um regato. As pinceladas no tigre são bem detalhadas e de cores vivas que o faz sobressair de um fundo quase que esmaecido, de cores suaves com pinceladas sutis e uniformes.

A obra de Maruyama Okyo foi dada como desaparecida depois de listada pela última vez em um catálogo de leilão em 1928.

Adquirida por Yamada, ela ficou guardada em um galpão em Osaka durante anos. Após parentes levá-la para o museu de arte em Nishinomiya.

Somente em janeiro de 2013 é que Asaka Shimomura, curador do Memorial Otani Art Museum, confirmou a pintura como genuína, com base, principalmente, na assinatura e selo do artista, entre outros recursos.

A magnífica obra agora está em exibição como parte de uma exposição que inaugurou em 06 de abril no “Otani Memorial Art Museum”. A exposição, “Tora, Tora, Tora” (Tigre, Tigre, Tigre), vai até 19 de maio.

Visite o site do Otani Memorial Art Museum para obter mais informações sobre a exposição (idioma disponível somente em japonês).

 

Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão ordena que Forças de Auto Defesa se preparem para ataque da Coreia do Norte

Next Article

Ginástica artística: Japonesa vence no individual geral em Tóquio, com Kato em 2º e Sasaki em 5º no masculino

Related Posts