Cultura Guia Cultural

Estreia hoje no Brasil o primeiro filme de Masakazu Sugita

O Brasil é o primeiro país além do Japão a ter o filme em suas salas de cinema.

Acontece neste sábado, 9 de maio, a pré-estreia de “O Desejo da Minha Alma” (Hitono Nozomino Yorokobiyo, título original), de Masakazu Sugita. O filme narra a trajetória da menina Haruna e de seu irmão Shota, que ficaram órfãos após um forte terremoto que atingiu o Japão, destruindo mais do que apenas casas. Após o desastre, as crianças vão morar com seus tios, mas mesmo com todo o carinho recebido, elas estão longe da felicidade.

O Brasil é o primeiro país além do Japão a ter o filme em suas salas de cinema, fato que deixou o diretor bastante animado.

“Eu sei que o Brasil tem uma cultura maravilhosa. Fico sempre comovido com os filmes que chegam até nós, aqui no Japão. E estes sentimentos têm, definitivamente, afetado o modo de fazer meus filmes. Mesmo com idioma e culturas diferentes, me sinto familiarizado com o povo brasileiro, e acho que isso vem do poder do filme e de seu potencial”, disse Sugita.

O FILME
A emoção e a beleza deste filme trazem a dura realidade vivida pelo diretor Sugita, que aos 14 anos vivenciou o Grande Terremoto de Hanshin, em 1995. “Aconteceram coisas na minha frente que eu jamais poderia imaginar e tudo parecia tão surreal. Fiquei ali, sem poder fazer nada, apenas olhar”, revela. Mais tarde, em março de 2011, nova tragédia assolou o país, com o Grande Terremoto do Leste do Japão.

“Via aquele Tsunami negro engolindo a cidade e, de novo, eu só pude olhar, sem fazer nada. Me senti sem forças e culpado por não ter feito nada para ajudar. Eu acho que este sentimento não era apenas meu, mas de todo o país”, afirma o diretor.

Depois de ter vivenciado estes dois grandes desastres, Sugita enfrentou o desafio e transformou todo aquele sentimento de dor e culpa nesta brilhante obra. “Assistam ao filme escutando a voz do coração das crianças. Espero que este filme atinja o coração de cada um, não como a história de alguém distante, mas sim como uma história que poderia acontecer com qualquer um, a qualquer momento da vida”, sugere o diretor.

O DIRETOR
Masakazu Sugita nasceu em 1981, no Japão. Estudou no Visual Concept Planning Department, na Osaka University of Arts, dirigiu alguns curtas-metragens, que foram selecionados para diversos festivais, e também trabalhou com os diretores japoneses Junji Sakamoto, Nobuhiro Yamashita e Tatsushi Ohmori.

FICHA TÉCNICA
Título Original: Hitono Nozomino Yorokobiyo (人の望みの喜びよ)
País: Japão
Ano: 2014
Duração: 85 min.
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Resolução: Colorido Cópia DCP e Digital
Idioma: Japonês/Legendado em português

Apoio
Fundação Japão em São Paulo

*O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo órgão ou entidade representante, e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Comentários