Japoneses conseguem ‘rebocar’ castelo do século 17 que pesa 400 toneladas

O Castelo Hirosaki está sendo rebocado cerca um metro por dia, como parte um audacioso projeto de restauração.

Do Mundo-Nipo

O Castelo Hirosaki, Patrimônio Histórico do Japão, está passando por um audacioso projeto de restauração. Pesando cerca de 400 toneladas, a torre do castelo está sendo rebocada por dezenas de metros de distância de seu local original.

Localizado em Hirosaki, na província de Aomori (nordeste), o castelo data de 1611 e pertencia ao domínio feudal Tsugaru. A torre atual foi construída no final do período Edo (1603-1867), por volta de 1810.

Com o passar dos séculos, a base do castelo −−construída com paredes de pedras−− foi se deteriorando. Muitas pedras começaram a soltar das gigantescas paredes, o que provocou temores sobre um possível colapso da base e, consequentemente, o desmoronar do valioso castelo.

O arrojado projeto consiste em levantar a torre que pesa cerca de 400 toneladas e 14 metros de altura. A estrutura então será colocada em um grande reboque plano e movida através de trilhos.

A imponente estrutura está sendo rebocada lentamente, cerca de um metro por dia. Ela percorrerá por aproximadamente 70 metros até o local onde aguardará o reparo de sua base. Estima-se que todo o percurso seja concluído até o final de outubro.

Após o término dos reparos na base, previsto para ocorrer ainda este ano, o belíssimo e importante castelo retornará ao seu local de origem.

Recentemente, o magnífico trabalho de locomoção do castelo passou a ficar acessível ao público. Em meados de agosto, o governo da cidade de Hirosaki organizou um evento no local, o que atraiu visitantes de várias partes do país.

No evento, o prefeito oficializou seu anuncio anterior, no qual passou a permitir que o público assista a operação de movimentação da torre, bem como toda a restauração da base. Com a iniciativa, o governo local espera atrair mais turistas para região.

Veja o vídeo com imagens do castelo sendo movido

Castelo Hisosaki
O castelo de Hirosaki consiste em dois conjuntos: base de pedra e estrutura do castelo, que é chamada de Tenshu (torre do castelo). A construção de quatrocentos anos é abrigada pelo Hirosaki Park. Toda a propriedade é designada como Patrimônio Cultural do Japão.

A construção do castelo foi planejada em 1603 pelo senhor Tsugaru Tamenobu, que unificou com sucesso a região de Tsugaru. A construção começou em 1610, durante o governo Nobuhira, e foi concluída em 1611.

Infelizmente, a impressionante estrutura original, de cinco andares, pegou fogo depois de ser atingida por um raio, em 1627. O restante da estrutura única, tenshu, tem três andares e foi reconstruída em 1810.

O castelo agora funciona como Arquivo Histórico do Hirosaki Parque e exibe material histórico do período em que a região esteve sob o domínio do clã Tsugaru.

*Saiba mais sobre o Castelo Horosaki no site oficial da Prefeitura de Aomori.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar renova máxima em 13 anos e fecha acima de R$ 3,87

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Níveis recordes de chuvas seguem atingindo leste e nordeste do Japão

Related Posts