Estreia de Godzilla leva multidão aos cinemas dos EUA

O novo remake americano de “Godzilla”, famosa série de filme japonês, atraiu um grande número de pessoas em sua estreia nos Estados Unidos.

Do Mundo-Nipo

O novo remake americano de “Godzilla”, famosa série de filme japonês, atraiu um grande número de pessoas em sua estreia nos Estados Unidos.

 

Cartaz de Godzilla (Imagem: Divulgação)
O novo filme de Hollywood é a primeira versão 3D da série (Cartaz de Godzilla/Divulgação)

 

Segundo a emissora pública NHK, os cinemas localizados em um ponto turístico de Los Angeles tiveram todas as seções lotadas na sexta-feira (16), dia da estreia do filme nas salas americanas.

O novo filme de Hollywood é a primeira versão 3D da série. O elenco inclui o ator japonês Ken Watanabe.

O segundo remake americano acontece 60 anos depois que a versão original foi lançada no Japão, em 1954. Os filmes da série produzidos no Japão também foram lançados nos Estados Unidos e em outros países, se tornando um dos maiores sucesso de bilheteria da indústria japonesa de cinema. Além disso, Godzilla tornou-se uma das mais famosas criaturas das histórias em quadrinhos e dos filmes.

O longa, que tem duração de duas horas, conta a história de Joe Brody, um homem que cria o filho sozinho desde a morte de sua esposa em uma usina nuclear no Japão. Quinze anos depois da morte da esposa, o homem continua remoendo o acontecimento e busca encontrar explicações. O menino cresce e se torna um soldado do exército americano que se preocupa apenas em lutar para salvar a população mundial e sua família do temível monstro Godzilla.

 

Comentários de críticos da Cineweb

Godzilla é, sem dúvida, um dos monstros mais icônicos do cinema mundial. Personagem de mais de 20 produções desde a década de 1950, a gigantesca criatura japonesa criada em meio à era atômica, em especial após os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, ganha novo fôlego com esta aguardada refilmagem que, desde os trailers, mostrou uma incrível concepção visual.

Além da arte e dos efeitos especiais, divide a tela com o monstrengo um elenco estelar formado por atores como Aaron Taylor-Johnson, Ken Watanabe, Sally Hawkins, Juliette Binoche e Bryan Cranston, que por si só chama a atenção para o filme. Porém, apesar de todos esses elementos, há algo que falta nesta produção: o próprio Godzilla.

No roteiro escrito por Max Borenstein e Dave Callaham (de “Os mercenários”), os testes nucleares feitos pelo mundo na década de 1950 eram, na verdade, tentativas de matar o gigante, em uma iniciativa mundial chamada Projeto Monarca. A criatura pré-jurássica, que se alimenta de radiação (quando a Terra ainda a emanava diretamente na atmosfera), estava dormente e foi despertada com a utilização de artefatos atômicos pelos Estados Unidos no pós-guerra.

Desaparecida nas profundezas do oceano desde então, a situação muda no fim da década de 1990, quando os pesquisadores Dr. Ichiro Serizawa (Watanabe) e Vivienne (Hawkins), responsáveis pelo projeto Monarca, encontram, nas Filipinas, os restos mortais de um parente ancestral de Godzilla e esporos preservados de uma outra criatura da época, o Muto.

Logo após a descoberta, em uma usina nuclear no Japão, o engenheiro Joe Brody (Cranston) e sua mulher Sandra (Binoche) lutam para identificar a origem de emissões eletromagnéticas que ameaçam destruir as instalações e causar um acidente nuclear. A tragédia, no fim, é inevitável, e Joe passa os próximos 14 anos buscando a verdade sobre a tragédia que levou Sandra.

Já nos dias atuais Ford Brody, o filho do casal que, agora, é um sargento do esquadrão antibombas do Exército norte-americano, volta a encontrar o pai no Japão, preso por invadir a proibida área do acidente. Sem ter como recusar, Ford se alia a Joe e ambos descobrem que, não apenas o Projeto Monarca foi o responsável pela explosão, como está, às escondidas, gerando o embrião do espécime achado nas Filipinas.

Inevitavelmente, o experimento dá errado e a iniciativa libera ao mundo um monstro gigantesco capaz de levar, como diz o próprio Joe, “a civilização de volta à idade da pedra”. Mas, onde estará Godzilla? Quando nasce, o Muto faz vir à tona o mostrengo e a humanidade se pergunta se virá para ajudar ou atrapalhar, já que a situação piora quando se descobre que os EUA também gestaram um Muto para eles.

Com todo esse pano de fundo e explicações de contexto, o filme demora a engrenar. Nos cortes estranhos feitos pelo diretor Gareth Edwards e pelo editor Bob Ducsay (de “A múmia”), as aguardadas sequências de ação em que Godzilla aparece são interrompidas abruptamente pelo drama da Família Brody.

Assim, o que poderia dar agilidade à narrativa, apenas interrompe o dinamismo da luta entre gigantes. Como se não levasse seu nome no título, o monstro vira coadjuvante em seu próprio filme que, por mais bem feito que seja, peca justamente nesse ponto: falta Godzilla em “Godzilla”. O filme estreia em versões 3D, 2D e IMAX.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb.

 

Confira o trailer do filme:

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Next Article

Aung San Suu Kyu participa de protesto para alteração da constituição de Mianmar

Related Posts