Japonês lança livro de fotos que captura o esplendor de mulheres com próteses

O fotógrafo Takao Ochi celebra a vida de 11 mulheres com próteses de pernas para mostrar como elas superaram as adversidades.

Do Mundo-Nipo

No livro fotográfico “Setsudan Vênus” (Amputated Vênus/Vênus Amputada), o fotógrafo Takao Ochi celebra a vida de 11 mulheres com próteses de pernas para mostrar como elas superaram as adversidades.

Ochi, de 35 anos, que reside em Musashino, no oeste de Tóquio, vem cobrindo os Jogos Paraolímpicos desde 2000. “Espero que o livro sirva como mensagem para as pessoas que estão tentando descobrir o que devem fazer”, disse o fotógrafo em referência às pessoas que lutam para superar as “adversidades após perder uma parte de seu corpo”.

Livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelo: Mika Abe (Foto: Takao Ochi)
Modelo Mika Abe (Foto: Takao Ochi)

As mulheres que aparecem no livro de Ochi são todas “ativas tanto na vida social como profissional, e levam suas vidas sem nenhum ressentimento”, afirma Oshi, acrescentando que algumas são atletas paraolímpicas, musicistas, modelos e funcionárias de destaques em empresas.

As “Vênus amputadas” prestam depoimento no livro sobre suas experiências de passar por uma amputação.

Residente em Tóquio, Sayaka Murakami, de 30 anos, foi fotografada montada em uma motocicleta Harley-Davidson. Em 2009, ela perdeu a perna direita em um acidente.

“Eu estava à beira do desespero porque não sabia como continuar a viver”, relata Murakami, que agora se refere a sua prótese como “meu melhor parceiro”.

Murakami vê esta fase de sua vida como uma segunda chance. O catalisador para isso foi quando ela soube de um clube esportivo exclusivo para pessoas que tiveram alguma parte do corpo perdida. Murakami é agora uma atleta e seu objetivo é competir na corrida dos 100 metros e salto à distância dos Jogos Paraolímpicos.

Hisae Kobayashi, de 51 anos, funcionária em uma empresa em Yokohama, foi fotografada erguendo um “mikoshi” (santuário portátil) e, em outra, aparece surfando.

“Eu amo minha perna protética, mais do que a minha própria perna”, diz Kobayashi em seu depoimento, acrescentando que tinha quatro anos quando teve sua perna direita amputada por causa de uma doença congênita.

Ochi disse que todas as modelos se sentem muito orgulhosas e confortáveis com suas pernas protéticas. “Essa atitude positiva muda a forma como os outros veem as mulheres”, afirma Ochi.

Fumio Usui, de 58 anos, é um notável fabricante de próteses que são potencialmente usadas por atletas em Jogos Paraolímpicos e outras competições. Todas as próteses que aparecem no livro são de sua fabricação. Ele também desenvolve membros artificiais para pedidos incomuns como, por exemplo, mulheres que querem uma prótese que lhes permitam usar salto alto.

“Essas fotos nunca teriam sido possível até que as emoções das mulheres e suas famílias superassem vários obstáculos”, diz Usui. “Cada modelo no livro tem sua própria história e eu desejo que as pessoas vejam como elas estão felizes agora”, completa.

“Setsudan Vênus” é publicado pela editora Hakujunsha e custa 2,2 mil ienes, o equivalente a 22 dólares.

Uma exposição de fotos de Ochi está sendo realizada na loja Hasselblad, no distrito de Shibuya, em Tóquio, até o dia 27 de junho. A entrada é gratuita.

livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelos Hisae Kobayashi e Masami Orimo (Foto: Takao Ochi)
Modelos Hisae Kobayashi e Masami Orimo (Foto: Takao Ochi)
Livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelo Makiko Sugawa (Foto: Takao Ochi)
Modelo Makiko Sugawa (Foto: Takao Ochi)
Livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelo Hitomi Onishi (Foto: Takao Ochi)
Modelo Hitomi Onishi (Foto: Takao Ochi)
Livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelo: Sayaka Murakami (Foto: Takao- Ochi)
Modelo: Sayaka Murakami (Foto: Takao- Ochi)
Livro fotográfico "Setsudan Vênus": modelo: Mika Abe (Foto: Takao Ochi)
Modelo: Mika Abe (Foto: Takao Ochi)
Atleta Maya Nakanishi, que participou das Paraolimpíadas de Londres (Foto: Takao Ochi)
Atleta Maya Nakanishi, que participou das Paraolimpíadas de Londres (Foto: Takao Ochi)
Atleta Maya Nakanishi, que participou das Paraolimpíadas de Londres (Foto: Takao Ochi)
Atleta Maya Nakanishi, que participou das Paraolimpíadas de Londres (Foto: Takao Ochi)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar cai mais de 1% e fecha abaixo de R$ 2,25

Next Article

Dólar cai ante o iene após medidas do BC dos EUA

Related Posts