‘Cerejeira espacial’ surpreende japoneses após florescer 6 anos antes do previsto

Antes de tornar-se uma precoce árvore de cerejeira, ela foi enviada, em 2008, para a Estação Espacial Internacional.
A foto mostra três das nove flores que floresceram na árvore de cerejeira plantada com sementes que viajaram no espaço. A precoce "árvore espacial" pode ser apreciada no templo Ganjoji | Foto: Cortesia Chujo Hime Seigan Zakura Preservation Society / Kyodo
Foto: Cortesia Chujo Hime Seigan Zakura Preservation Society / Kyodo

Cientistas japoneses se surpreenderam com o crescimento rápido e o florescimento precoce de uma cerejeira procedente do espaço. A árvore, de apenas quatro anos, floresceu em abril, seis anos antes do previsto. Não é um exemplar qualquer, ela protagonizou uma odisseia espacial.

Antes de tornar-se uma precoce árvore de cerejeira, ela foi selecionada junto a outras sementes que foram enviadas, em 2008, para a Estação Espacial Internacional (ISS), juntamente com o astronauta Koichi Wakata, que agora é o comandante da estação.

Depois de dar 4.100 voltas em torno do planeta, as sementes então foram trazidas para a Terra oito meses mais tarde. Algumas foram dissecadas em laboratório, enquanto outras voltaram ao seu local de nascimento para serem plantadas.

A muda da “cerejeira espacial” em questão retornou ao seu local de origem, no templo Ganjoji, na cidade de Gifu, no centro do Japão, onde já alcançou quatro metros de altura e deu nove flores com cinco pétalas cada em menos de cinco anos de plantada.

A foto mostra três das nove flores que floresceram na árvore de cerejeira plantada com sementes que viajaram no espaço. A precoce "árvore espacial" pode ser apreciada no templo Ganjoji | Foto: Cortesia Chujo Hime Seigan Zakura Preservation Society / Kyodo
A foto mostra três das nove flores que floresceram na árvore de cerejeira plantada com sementes que viajaram no espaço. A precoce “árvore espacial” pode ser apreciada no templo Ganjoji | Foto: Cortesia Chujo Hime Seigan Zakura Preservation Society / Kyodo

Trata-se de uma muda colhida de uma cerejeira cuidada por monges há gerações e que, segundo eles, teria nada menos do que 1.250 anos.

Uma pesquisadora associada ao projeto, Kaori Tomita-Yokotani, da Universidade de Tsukuba, se disse surpresa com a maturação extremamente rápida.

“Pode ser consequência da exposição da muda aos raios cósmicos”, lançou a hipótese. A polinização da cerejeira por outras espécies que florescem mais cedo também poderia explicar o fenômeno, acrescentou.

“A partir de um ponto de vista científico, atualmente não sabemos o que aconteceu e porque esta jovem cerejeira está tão adiantada para sua idade”, admitiu a pesquisadora.

No Japão, a floração das cerejeiras anuncia a chegada da primavera com um espetáculo floral que só é visto no país, já que o Japão é país com o maior número global de árvores de cerejeiras.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News JP

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sony alerta para superaquecimento de baterias do Vaio Fit 11A

Next Article

Dólar sobe ante o real, mas fecha semana com queda acumulada de 1%

Related Posts