Japão realizará exercícios militares no Mar da China Oriental

Os exercícios serão realizados em torno das ilhas Amami, a leste de Okinawa, a partir do dia 10 de maio.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Defesa do Japão disse nesta sexta-feira (2) que está organizando exercícios militares de desembarque no Mar da China Oriental, onde está localizado um arquipélago disputado por Pequim e Tóquio.

No total 1.330 homens, quatro barcos e aeronaves vão participar dos exercícios em torno das ilhas Amami, a leste de Okinawa. Segundo o ministério, as manobras buscam reforçar a capacidade do Japão para “defender as ilhas”.

Os exercícios devem ser realizados na pequena ilha deserta de Eniya entre os dias 10 e 27 de maio.

China, no entanto, já havia anunciado que iria realizar manobras navais em colaboração com a Rússia no final de maio na costa de Xangai.

Desde o final de 2012, as relações entre China e Japão são tensas devido a uma disputa pela soberania de um pequeno arquipélago administrado por Tóquio sob o nome de Ilhas Senkaku, mas reivindicado por China e Taiwan.

Em abril, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoiou Tóquio neste litígio, assegurando que o arquipélago estava “incluído” no tratado de defesa entre os Estados Unidos e o Japão.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Gastos dos consumidores no Japão caem menos que o esperado

Next Article

Taxa de desemprego do Japão se mantém em 3,6% em março

Related Posts