Japão espera manter diálogos com Rússia

O governo teme que as relações com Moscou se deteriorem ainda mais caso os separatistas, apoiados pelos russos, acabem como responsáveis pela queda do avião da Malaysia Airlines…

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou esperança neste sábado (19) em continuar o diálogo com o presidente russo, Vladimir Putin, com mais um acidente de avião da Malaysia Airlines, na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, o que intensificou ainda mais as tensões geopolíticas na região.

“A Rússia deve comprometer-se de forma construtiva em várias questões internacionais como um Estado responsável, e assim ajudar a continuar o diálogo com o presidente Putin”, disse Abe em um discurso em Shimonoseki, na província de Yamaguchi.

Abe disse que o Japão vai cooperar com a comunidade internacional para descobrir os fatos por de trás da queda do avião na Ucrânia, em meio a preocupações de que as relações com Moscou se deteriorem ainda mais caso seja confirmado que os separatistas, apoiados pelos russos, foram os responsáveis pela morte dos 298 ocupantes do  Boeing 777 da Malaysia Airlines.

O ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, disse na noite de sexta-feira (18) que o Japão está pronto para colaborar com as investigações envolvendo a queda do avião. Ele disse que os líderes vão conversar com outros governos para considerar exatamente como proceder. Kishida também afirmou que o Japão enviará peritos ao local do acidente caso seja necessário.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Violinista japonês vence importante concurso na Alemanha

Next Article

Vírus ‘GameOver Zeus’ pode ter infectado mais de 150 mil computadores no Japão

Related Posts