Japão e EUA realizam exercícios aéreos perto da península coreana

O exercício militar envolveu bombardeiros norte-americanos B-1B Lancer e caças japoneses F-15.
Cacas F 15Js Foto Creative Commons 900x600 15022017
Caças japoneses F-15Js | Foto: Arquivo/Creative Commons

Atualizado em 17/08/2017 – 09h31


Caças japoneses e bombardeiros norte-americanos realizaram manobras aéreas conjuntas a sudoeste da península coreana nesta quarta-feira (16), enquanto a Coreia do Norte cogita lançar mísseis perto de Guam, território administrado pelos Estados Unidos no oceano Pacífico.

A reclusa Coreia do Norte não faz segredo de seus planos de desenvolver um míssil capaz de comportar uma ogiva nuclear e de alcançar os EUA para se contrapor ao que vê como uma ameaça constante de invasão norte-americana, como os exercícios de guerra dos EUA com os vizinhos Coreia do Sul e Japão.

O regime vem ignorando os alertas do Ocidente e de sua única grande aliada, a China, para interromper os testes nucleares e de mísseis, que realiza desafiando resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O exercício de EUA e Japão no mar do Sul da China envolveu dois bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA que decolaram da Base de Andersen, em Guam, e dois caças japoneses F-15, informou a Força de Autodefesa Aérea do Japão em um boletim à imprensa.

“Estes voos de treinamento com o Japão demonstram a solidariedade e a determinação que compartilhamos com nossos aliados para preservar a paz e a segurança na (região) Indo-Ásia-Pacífico”, disse a Força Aérea dos EUA em um comunicado.

Os aviões norte-americanos, projetados para transportar bombas nucleares e mais tarde convertidos para armamentos convencionais, realizaram vários voos no leste asiático nas últimas semanas. Além dos exercícios aéreos com caças do Japão, os bombardeiros também ensaiaram manobras com aeronaves sul-coreanas.

Além disso, Japão concluiu  no último sábado (12) a instalação de um sistema antimíssil em várias regiões do oeste de seu território. O avançado sistema antimíssil terra-ar Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) foi posicionado nas províncias de Shimane, Hiroshima e Kochi, por onde supostamente passariam os projéteis norte-coreanos, e também na de Ehime.

Contudo, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, adiou a decisão de disparar mísseis perto de Guam e autoridades dos EUA adotaram um tom mais gentil desde então, mas a tensão na região permanece alta.

As ameaças norte-coreanas levaram o presidente dos EUA, Donald Trump, a dizer que os militares de seu país estarão preparados se a Coreia do Norte agir insensatamente. Estas palavras, por sua vez, provocaram um alerta de Pequim para que os dois lados contenham a retórica agressiva.

A Coreia do Norte ameaça atacar os EUA e suas bases com frequência e provavelmente ficará furiosa com as manobras em curso e com os exercícios militares conjuntos anuais de EUA e Japão na semana que vem.

Japão e Estados Unidos também estão realizando Exercícios militares terrestres conjuntos em Hokkaido, ilha no extremo norte do Japão.

Confira vídeo abaixo com a reportagem da Agência AFP, que mostra as manobras militares na ilha (Créditos Agência AFP):

Com informações da Agência Reuters e da Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Bebe panda nascida no Zoo de Ueno Toquio Foto Reproducao Correio Braziliense 01

População escolherá nome de bebê panda nascido em zoo no Japão

Next Article
Ninjas de Koka Foto Kyodo

Pela primeira vez, Tóquio realiza exame de proficiência 'ninja'

Related Posts