Japão quer pedir teste de covid e registro de vacina a torcedores olímpicos

Os espectadores estrangeiros já foram proibidos, e os organizadores devem decidir se os japoneses poderão assistir aos Jogos.
Japonesas passando em frente ao aneis Olimpicos em Toquio Foto Reproducao Associated Press 2
©AP

O Japão está cogitando pedir aos torcedores olímpicos que apresentem exames negativos ou registros de vacinação contra Covid-19, noticiou o jornal Yomiuri na segunda-feira, quando uma nova pesquisa mostrou que a oposição pública aos Jogos continua forte, informou a Reuters.

Na sexta-feira, o Japão prorrogou um estado de emergência em Tóquio e outras áreas até 20 de junho, é com a abertura dos Jogos Olímpicos em Tóquio programada para acontecer em menos de dois meses, a confiança pública está abalada por uma quarta onda de infecções de coronavírus e uma campanha de vacinação lenta.

Os espectadores estrangeiros já foram proibidos, e no mês que vem os organizadores devem decidir se os japoneses poderão assistir aos Jogos, que devem ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto, e em quais condições.

Além de outras medidas, como proibir gritos e aplausos de torcedores, bem como cumprimentos do tipo ‘toque aqui’, o Yomiuri disse que o governo está estudando se os espectadores deveriam apresentar exames negativos de covid feitos uma semana antes de comparecer ao evento olímpico.

O principal porta-voz do governo, Katsunobu Kato, disse aos repórteres na segunda-feira que não está ciente de nenhuma decisão sobre o assunto.

“Para fazer dos Jogos um sucesso, é necessário levar em conta os sentimentos do povo”, disse Kato, acrescentando que os organizadores estão se preparando para fazer com que as medidas estejam em vigor para realizar a Olimpíada com segurança.

O comitê organizador da Olimpíada de Tóquio não respondeu de imediato a um email pedindo comentários sobre a reportagem do jornal.

Mas Toshiaki Endo, vice-presidente do comitê, disse à agência Reuters que alguns espectadores podem ter permissão para entrar nas instalações, embora ele pessoalmente preferisse uma proibição total para tranquilizar o público em meio à ampla oposição aos Jogos.

A publicação do Yomiuri provocou milhares de postagens nas redes sociais criticando a contínua pressão do país para sediar as Olimpíadas em meio a uma pandemia.

O termo “certificado de teste negativo” estava em alta no Twitter no Japão, recebendo mais de 26.000 tweets na tarde de segunda-feira.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Pessoas atravessando um cruzamento no bairro Akihabara, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Preços ao consumidor no Japão caem pelo 9º mês seguido

Next Article
Apresentacao do podio e medalhas dos Jogos de Toquio Foto Pool Tokyo 2020 01

Japão revela pódio da cerimônia de medalhas olímpicas

Related Posts