Japonês e americano dividem Nobel de Medicina

Os cientistas Honjo e Allison descobriram um revolucionário tipo de terapia contra o câncer.
Tasuku Honjo e James P Allison 03 min

Os imunologistas Tasuku Honjo, do Japão, e James P. Allison, dos Estados Unidos, foram laureados com o Prêmio Nobel de Medicina de 2018, uma conquista que se deve aos trabalhos revolucionários dos dois pesquisadores no tratamento contra o câncer, anunciou nesta segunda-feira a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suíça.

Embora tenham trabalhado separadamente, Honjo e Allison descobriram um novo tipo de terapia contra o câncer por meio da inibição da regulação imune negativa. A descoberta é considerada uma nova esperança para a cura da temível doença.

As descobertas “transcendentais” feitas por ambos os cientistas “estabeleceram um princípio completamente novo” no campo da oncologia e permitem “aproveitar a habilidade do sistema imunológico para atacar as células cancerígenas”, disse a academia em um comunicado.

Os dois trabalharam separadamente e vão dividir o prêmio de US$ 1 milhão.

A imunoterapia, que mira mais especificamente nas células cancerígenas, é considerada uma nova fronteira nos tratamentos contra o câncer.

No entanto, ela funciona em aproximadamente 15 a 20% dos pacientes. Os cientistas ainda não sabem exatamente quem vai se beneficiar e o porquê.

Desativando o ‘freio’ do sistema imunológico
Tanto Allison quanto Honjo estudaram proteínas que impedem que as principais células de defesa do corpo, as células T, ataquem as células cancerígenas.

Quando o sistema imunológico detecta a presença de ameaças no organismo, como vírus e bactérias, estas células se agarram às substâncias exógenas, o que estimula uma resposta imunológica de larga escala.

Diversas proteínas mensageiras também estão envolvidas nesse processo. Algumas potencializam a resposta do sistema imunológico e outras servem como freios, prevenindo uma resposta exagerada.

No caso do câncer, o sistema de defesa do corpo nem sempre consegue identificar os tumores e atacá-los. É neste ponto que os trabalhos dos dois pesquisadores provaram ser revolucionários.

Allison, que tem 70 anos e é professor na Universidade do Texas, estudou no início dos anos 1990 a proteína CTLA-4, que funciona como uma espécie de freio do linfócito T.

Honjo, de 76 anos e professor na Universidade de Kyoto, descobriu em 1992 outra proteína na superfície dos linfócitos T: a PD-1, que também freia as células imunológicas, mas com outro mecanismo.

Desde então, ambos passaram a desenvolver medicamentos que possam inibir a atividade dessas proteínas, estimulando o sistema imunológico a atacar tumores.

As terapias baseadas em suas pesquisas foram “impressionantemente eficientes” e tiveram sucesso no tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, segundo a Assembleia do Nobel.

Desde então, a CTLA-4 foi usada no tratamento do melanoma (câncer de pele) avançado, enquanto a PD-1 tem sido utilizada contra tumores de pulmão, renais, linfoma e melanoma.

Novos estudos indicam que se ambas as terapias forem combinadas, o tratamento pode ser, inclusive, mais eficiente.

As terapias também produzem efeitos colaterais, como reações autoimunes do corpo. Os pesquisadores agora buscam maneiras de reduzir estes efeitos.

No ano passado, o Nobel de Medicina foi para os pesquisadores americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young por terem descoberto “os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano” – o chamado “relógio biológico” de animais, plantas e humanos.

O doutor Honjo se tornou o quinto japonês a receber a distinção na categoria Medicina e Fisiologia do Prêmio Nobel.

Próximos prêmios
Com este anúncio, a Assembleia do Prêmio Nobel abre a semana na qual serão entregues os prêmios restantes: Física (terça-feira), Química (quarta-feira), Paz (quinta-feira) e Economia (próxima segunda-feira).

Já o Nobel de Literatura, no entanto, não será entregue este ano, após o escândalo sexual e financeiro que atingiu o grupo de jurados da Assembleia.

Fontes: BBC | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Emprego no Japao vagas em autopecas Aichi 03 10 18 min

Emprego no Japão: fábrica em Aichi paga 1.400/h; não precisa saber japonês

Next Article
Novo Gabinete do Governo de Abe 02 10 18 Foto Reproducao iStock min

Premiê do Japão nomeia apenas uma mulher em seu novo gabinete

Related Posts