Primavera no Japão traz belas flores, mas também epidemia de rinite alérgica

Um em cada quatro japoneses sofre de “Kafun-sho” – literalmente “doença do pólen”.

Do Mundo-Nipo

A primavera no Japão traz explosões de flores de cerejeira rosa e branca que proporcionam um belo cenário para os amantes da natureza fazer piqueniques por todo o país. Mas, por outro lado, também proporciona um cenário fúnebre de japoneses usando em massa máscaras e óculos especiais destinados a afastar as nuvens de pólen que causam epidemia de rinite alérgica.

 

Japoneses usando máscaras de proteção em Fukuoka (Foto: Kyodo)
Um em cada quatro japoneses sofre de “Kafun-sho” – literalmente “doença do pólen” (Foto: Kyodo)

 

Para alguns, o nariz escorrendo e espirros são apenas um pequeno inconveniente. Mas, para a maioria, a alergia ao pólen provoca irritação nos olhos e um congestionamento nasal bastante desagradável. Os sintomas alérgicos podem ser piores quando são acompanhados de dores de cabeça e tosse constante. Para o azar de alguns, doenças como asma e bronquite podem surgir da noite para o dia.

De acordo com recentes pesquisas, um em cada quatro japoneses de uma população próxima a 128 milhões sofre de “Kafun-sho” – literalmente “doença do pólen”.

Nesta época, farmácias de todo o país ficam empilhadas com máscaras cirúrgicas, óculos protetores e kit de medicamentos específicos para atender a crescente demanda que aumentou cerca de cinco vezes na última década.

Purificadores de ar, aspiradores de tecido, repelentes de pólen e água também estão entre os itens para amenizar o “kafun-sho”, um mercado que fatura cerca de US$ 1,5 bilhão anualmente, de acordo com o jornal Nikkei.

A mais recente novidade e que tem feito sucesso é uma máscara protetora chamada “Kafun Blocker”. O estranho equipamento (semelhante a um capuz de apicultor) é movido à bateria e promete eliminar 99,99% do pólen através de um ventilador e um filtro em seu topo.

 

Máscara protetora contra pólen "Kafun Blocker" (Imagem: Reprodução)
Máscara “Kafun Blocker” custa cerca de 40 dólares (Imagem: Reprodução)

 

A Thanko, uma loja de eletrônicos em Tóquio, vende o “Kafun Blocker” à US$ 40. Takahiro Sasaki, gerente da loja, disse que este ano vendeu milhares desse equipamento. “Ele é muito popular entre as pessoas que trabalham ao ar livre, principalmente os agricultores”, disse ele.

 

Máscara protetora contra pólen "Kafun Blocker" (Imagem: Reprodução)
Um homem nas ruas de Tóquio usando a máscara “Kafun Blocker” (Imagem: Reprodução)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Cooperativas de pesca consentem despejar água da usina de Fukushima no mar

Next Article

Acusado de danificar livros de Anne Frank é preso de novo por destruir mais livros

Related Posts