Ovo de dinossauro descoberto no Japão é reconhecido como o menor do mundo

O ovo fossilizado de dinossauro pertence a uma nova espécie de terópode. Ele data do período Cretáceo e pesa cerca de 10 gramas.
Ovo de dinossauro ganha certificado de menor ovo fossilizado do mundo Foto Universidade de Tsukuba 900x600 1
Foto: Universidade de Tsukuba

Uma equipe de pesquisadores anunciou na quarta-feira que um ovo fossilizado de dinossauro não aviário, descoberto no oeste do Japão em um estrato que data de 110 milhões de anos atrás, foi reconhecido como o menor do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records).

Medindo cerca de 4,5 por 2 centímetros e com apenas 10 gramas, quase o mesmo peso de um ovo de codorna, o ovo fossilizado foi certificado em 23 de maio, quando um artigo de jornal sobre sua descoberta foi publicado. No artigo, os pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo pertence a uma nova espécie de terópode.

Ovo de dinossauro ganha certificado de menor ovo fossilizado do mundo Foto Guinness
Ovo fossilizado de dinossauro descoberto no oeste do Japão foi reconhecido como o menor do mundo pelo Guinness | Foto: Universidade de Tsukuba

O ovo foi encontrado em Tamba, na província de Hyogo, e data do período Cretáceo Inferior, que está compreendido entre 100,5 milhões e 145 milhões de anos atrás na escala de tempo geológico, de acordo com pesquisadores da Universidade de Tsukuba e do Museu de Natureza e Atividades Humanas de Hyogo.

Como os restos de esqueletos de pequenos dinossauros são menos comuns do que os de grandes dinossauros, como o tiranossauro, que também era um terópode, a descoberta sugere que muitos tipos diferentes de dinossauros já vagaram pelo que hoje é o Japão, disse a equipe.

Kohei Tanaka, professor assistente da Universidade de Tsukuba e membro da equipe de pesquisadores, expressou seu entusiasmo pelo reconhecimento do Guinness.

O pesquisador espera que as pessoas compreendam a importância do ovo fóssil encontrado no Japão, e que elas “reflitam sobre os diversos tipos de dinossauros em tempos pré-históricos”, disse.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 10/08/2020.

Total
1
Shares
Previous Article
Emblema da Toyota Foto E. Hoshiko AP

Lucro da Toyota despenca 98% no 1º trimestre fiscal

Next Article
Japoneses homenageiam as vitimas da bomba de Nagasaki Foto Kyodo

Japão lembra os 75 anos da bomba atômica em Nagasaki

Related Posts