Testes confirmam que ossos humanos achados no Japão têm mais de 24 mil anos

As ossadas foram descobertas por acaso em 2007, na Caverna de Shiraho Saonetabaru, na Ilha de Ishigaki.
Escavacoes na Caverna Shiraho Saonetabaru Foto Reproducao TV Asahi

Alguns dos fragmentos de ossos humanos encontrados em uma caverna na Ilha de Ishigaki, no sul do Japão, obtiveram a confirmação de que têm mais de 24 mil anos, o que coloca a jazida, conhecida como a Caverna de Shiraho Saonetabaru, como a mais antiga do arquipélago japonês.

Segundo noticiou a agência de notícias Efe no início da semana, esta jazida, que provavelmente era uma espécie de cemitério, foi descoberta em 2007, quando começaram as obras para a construção do novo aeroporto de Ishigaki. A última etapa da investigação, desenvolvida entre 2012 e este ano, conseguiu reunir muitos fragmentos – mais de mil pertencentes e 12 corpos – e estabelecer que são mais antigos do que o estimado.

“Os últimos testes indicam que os corpos são, em sua maioria, de mais de 20 mil anos, embora os ossos mais antigos tenham mais de 24 mil”, disse na segunda-feira o pesquisador Hisayoshi Nakaza em entrevista concedida à Agência Efe na última segunda-feira.

Nakaza é professor do Centro de Arqueologia de Okinawa e liderou o grupo de pesquisadores na segunda etapa da escavação e estudo da jazida. O grupo, composto por dez pessoas, conta também com membros do Museu Nacional de Ciência e Natureza de Tóquio.

Segundo o professor, o Museu vai tentar estabelecer as idades e gêneros de vários corpos. A partir daí, se buscaria, inclusive, reconstruir rostos mediante uma simulação 3D, aproveitando quatro crânios que foram achados quase intactos.

Espera-se que com isto seja possível oferecer informação sobre a constituição física dos indivíduos, o que daria mais informação sobre este grupo enterrado em Ishigaki, que acredita-se que seria o resultado da emigração da Eurásia. A maioria dos pesquisadores acredita que os primeiros habitantes do arquipélago de Okinawa chegaram há 30 mil anos a bordo de embarcações precárias vindos da ilha de Taiwan, que ainda estaria conectada ao continente, conforme noticiou a agência Efe.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Geishas em Kyoto Foto Flickr Michael Chandler

Japão sobe 2 posições no ranking de países mais amados do mundo

Next Article
19 Festival do Japao Divulgacao

Hospital Santa Cruz apoia o 19º Festival do Japão com exames de saúde gratuitos

Related Posts