Mudanças climáticas podem estar afetando o nascimento de meninos no Japão

Forte verão e inverno intenso podem ser as causas da diminuição do número de bebês do sexo masculino, aponta estudo.

Do Mundo-Nipo

As mudanças climáticas podem ser as responsáveis pela queda da natalidade do sexo masculino no Japão, de acordo com o estudo do Dr. Misao Fukuda, da M&K Health Institute, publicado esta semana pela revista científica Fertility and Sterility.

 

Criança japonesa (Foto: Aflo Images)
Forte verão e inverno intenso podem ser as causas da diminuição do número de bebês do sexo masculino (Foto: Aflo Images)

 

“O crescimento demográfico feminino no Japão tem justificativa”, afirma Fukuda, que atribui o evento às flutuações de temperatura ocorridas no país. O estudo aderiu todo o período de 1968 a 2012, especificando seus trabalhos em dois momentos específicos: o verão de 2010 (o mais quente desde 1898) e o inverno de 2011. Em paralelo a isso, os cientistas pesquisaram o número de abortos espontâneos e perdas de bebês até 12 semanas de gestação.

“Durante o intenso verão, houve um aumento no número de mortes fetais durante o mês de setembro. Nove meses depois, o país foi atingido por um declínio no número de bebês homens”, afirma a Live Science.

Um padrão similar foi encontrado no inverno de 2011: aumento de mortes fetais e diminuição de bebês do sexo masculino. Mas os cientistas não têm certeza se a relação é única com a temperatura; Fukuda também menciona fatores como terremotos e poluição.

“As flutuações de temperatura parecem estar relacionadas com a desproporção entre homens e mulheres no Japão. A concepção masculina aparenta possuir uma vulnerabilidade especial a fatores externos como mudanças climáticas”, conclui Fukuda.

Fonte: Revista Galileu.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

One Piece segue líder do ranking de DVDs mais vendidos no Japão; veja lista

Next Article

Supertufão Vongfong se dirige para o Japão com rajadas de até 306 km/h

Related Posts