Vírus PED já matou mais de 40 mil suínos no Japão

O vírus tem se propagado por todo o Japão e já infectou cerca de 190 mil suínos, matando mais de 40 mil em menos de um ano.

Do Mundo-Nipo

Um vírus altamente contagioso, que causa a doença denominada Diarreia Epidêmica Suína (PED, na sigla em inglês), já infectou cerca de 190 mil suínos, matando mais de 40 mil, em várias regiões do Japão desde que começou a se propagar após um caso ter sido registrado em Okinawa, no sul do Japão, em outubro do ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura.

O vírus, que causa diarreia, vômitos severos e perda de apetite, é fatal apenas para suínos jovens (antes de completar um mês de nascido), e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos, de acordo com o ministério.

A partir de outubro de 2013, quando foi confirmado o primeiro caso após sete anos, a doença erradicou para cerca de 270 centros de criação de suínos em 21 províncias, a maioria na região sudoeste do Japão.

Especialistas afirmam que se o vírus não for contido, os prejuízos serão catastróficos. O governo japonês, no entanto, não revelou o montante total do prejuízo, mas os preços da carne suína, que é amplamente consumida no país, sofreu forte elevação e tende subir ainda mais.

Na tentativa de reduzir a propagação da doença, o ministério insistentemente tem apelado aos produtores de suínos para redobrar as práticas de segurança, incluindo desinfetar equipamentos, uniformes e, principalmente, os calçados de trabalhadores.

(Do Mundo-Nipo com informações da NHK News e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar tem 4ª queda seguida e fecha no menor valor desde outubro

Next Article

Dólar avança sobre o iene e cai ante o euro após ata do BC dos EUA

Related Posts