Japoneses conseguem restaurar tecidos do olho humano a partir de células-tronco

Os tecidos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Osaka foram capazes de restaurar a visão de um coelho utilizando células-tronco.
Anatomia do olho humano Imagem Montagem MN

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka, no centro-oeste do Japão, obteve sucesso ao regenerar diversos tipos de tecido do olho humano utilizando células-tronco pluripotentes induzidas, também conhecidas como células iPS, de uma maneira que imita o próprio desenvolvimento natural do olho, informou nesta quinta-feira (10) a imprensa internacional.

Liderada pelo pesquisador Kohji Nishida, a equipe confirmou que o uso de uma proteína chamada laminin-511 permite o cultivo de agrupamentos redondos de células a partir de células iPS em cerca de um mês, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.

O olho é composto de diversos tecidos altamente especializados que derivam de uma variedade de linhagens de células durante o desenvolvimento. Ainda de acordo com a ‘NHK, cada um dos agrupamentos possui quatro camadas contendo diversas células que podem se tornar tecidos do olho humano, como nervos, retina, cristalino e córnea.

Com o uso dessas células, foi possível criar uma camada da córnea e transplantá-la para animais com cegueira decorrente da córnea comprometida. Esses tecidos foram capazes de recuperar o olho e restaurar a visão de um coelho.

Segundo a ‘Agência Estado’, estudos anteriores haviam demonstrado que determinados tipos de células, como as que constituem a retina ou a córnea, podem ser criadas em laboratório a partir de células-tronco pluripotentes induzidas – que são células adultas reprogramadas para adquirirem a capacidade de dar origem a qualquer tecido. Mas esses estudos não haviam representado a complexidade do desenvolvimento completo do olho conforme o trabalho apresentado pela equipe de Nishida.

No entanto, o grupo da Universidade de Osaka conseguiu gerar múltiplas linhagens de células do olho, incluindo a córnea, o cristalino e a retina, utilizando as células iPS. Com isso, Nishida e sua equipe mostraram que as células epiteliais da córnea podem ser cultivadas e transplantadas para os olhos de animais cegos e restaurar a visão dos mesmos.

De acordo com a agência de notícias ‘Kyodo’, o grupo afirmou que, até março de 2017, irá apresentar à comissão de avaliação da Universidade de Osaka um plano para iniciar testes clínicos em pacientes.

A equipe pretende realizar testes clínicos com humanos para transplante da parte frontal do olho. Com isso, Nishida e sua equipe acreditam que obterão sucesso em restaurar a função visual de pacientes que sofrem de perda total ou deficiência da córnea, conforme noticiou a ‘Kyodo’.

Do MN – Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Produtos de Fukushima sao vendidos separdos nos mercados de Toquio Foto Distribuicao Doom Junkies

Mais de 15% dos japoneses evitam comprar alimentos de Fukushima, diz pesquisa

Next Article
Fabrica da Toyota no Japao Foto Reproducao NHK Montagem MN 900x550 10 03 2016

Toyota concorda em aumentar os salários pelo 3º ano seguido

Related Posts