Cientistas estudam caso de macaco no Japão que insiste copular com cervas

O macaco foi filmado em várias ocasiões tentando manter atividade sexual com ao menos dois veados fêmeas.
Macaco japones tentando copular com cerva Foto Reproducao Alexandre Bonnefoy 900x600 02
Foto: Reprodução/Alexandre Bonnefoy

Um macaco japonês da ilha de Yakusima, no sul do Japão, foi filmado em várias ocasiões tentando manter atividade sexual com ao menos duas cervas sika, muito maiores que ele, algo muito incomum entre duas espécies tão diferentes e que levou cientistas a realizar um estudo sobre o comportamento do animal.

Publicado na terça-feira (10) na revista “Primates”, o estudo nota que há poucos exemplos conhecidos no mundo de sexo entre espécies selvagens diferentes. “Esta situação é menos excepcional entre animais de estimação ou em cativeiro”, diz o artigo.

Um vídeo mostra que, sem chegar a penetrar o veado fêmea, o jovem macaco realiza movimentos sexuais, em geral tolerados pela parceira improvisada. Além disso, o macaco parecia “proteger” os alvos de sua afeição, afugentando outros macacos machos que tentavam se aproximar dos veados.

“Não há nenhuma ambiguidade possível, trata-se claramente de um comportamento sexual”, indicou à agência ‘AFP’ a coautora do estudo Marie Pele, pesquisadora da Universidade de Estrasburgo (França).

Os cientistas especulam que o comportamento do macaco pode ser provocado pela “privação de companheiro” em uma comunidade onde a competição por fêmeas é dura, impulsionada por um aumento de hormônios na época de reprodução.

“Este jovem macaco não tinha acesso às fêmeas se seu grupo, monopolizadas pelos machos mais velhos”, disse Pele. “Estava muito excitado e aproveitou a presença desta cerva para fazer o que tinha que fazer”, acrescentou.

Os pesquisadores afirmam que são necessários mais estudos para compreender as origens do comportamento sexual interespécies, incluindo a zoofilia – quando os homens se sentem atraídos sexualmente por animais.

Este é o segundo estudo sobre o tema. O primeiro, publicado em 2014, analisou as focas que abusam de pinguins na Antártica.

O vídeo do macaco tentando copular com a cerva pode ser visto na CDN NTE VIDEO.

(Com informações da Agência AFP)

Total
0
Shares
Previous Article
Principe Naruhito e princesa Masako Foto Getty Pool

Japão terá novo imperador em janeiro de 2019, diz mídia japonesa

Next Article
Cargueiro norte coreano afunda na costa do Japao Foto Kyodo Guarda Costeira Japonesa

Guarda costeira resgata 26 norte-coreanos após naufrágio no sul do Japão

Related Posts