Diretor da ONU diz que Japão é modelo global de dieta saudável

Com uma cultura alimentar única, Japão tem o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas.
Washoku Foto Divulgacao Ryokan Hotel Association
Foto: Divulgação/Japan Ryokan & Hotel Association)

O brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), afirmou que o Japão “é um modelo global de dieta saudável”, informou ontem (10) o site ONU News.

A declaração aconteceu durante uma viagem oficial de Graziano a Tóquio, onde ele disse ainda que Japão tem “o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas, menos de 4%”.

Segundo o chefe da FAO, o Japão “tem uma cultura alimentar única e saudável que inclui vegetais, frutas e peixes”. Ele citou o Washoku, sistema de culinária japonês que envolve uma série de habilidades, conhecimentos e tradições relacionadas à preparação e ao consumo de comida e que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Washoku é baseado no “respeito à natureza” e composto por ingredientes frescos e disponíveis na temporada e com baixo teor de gordura. José Graziano disse ainda que o Japão tem um “vasto conhecimento e experiência” nesta área para compartilhar com outros países. Essa interação é importante para promover atividades relacionadas a Década sobre Nutrição da ONU.

A iniciativa tem como objetivo lidar com dietas inadequadas, que têm uma ligação direta com doenças crônicas como diabetes, câncer e ataques do coração e derrames. O chefe da FAO declarou que o Japão ajuda países em desenvolvimento através da agência da ONU em questões de produção e consumo de alimentos e ainda no setor de agricultura.

Ele citou o Afeganistão e Mianmar, que receberam mais de US$ 100 milhões em ajuda para essas áreas. Durante sua visita, Graziano da Silva anunciou ainda os dois primeiros embaixadores da Boa Vontade da FAO japoneses, Hiroko Kuniya e Katsuhiro Nakamura.

Fonte: Portal UAI / Via ONU News.

Total
0
Shares
Previous Article
Populacao de idosos no Japao Foto Reproducao BBC

População do Japão sofrerá descenso de 38 milhões em 50 anos

Next Article
Bolsas de estudo Foto Stockvault Montagem Mundo Nipo

Japão, EUA e Reino Unido oferecem bolsas de estudo em vários cursos

Related Posts