Japão aprova transplantes de útero de doadoras vivas

A decisão leva esperança às mulheres que lutam contra a infertilidade. No mundo, 40 partos com úteros transplantados obtiveram sucesso.
Ultrassonografia de utero Foto Shutterstock 900x600 1
©Shutterstock

A Associação Japonesa de Ciências Médicas aprovou condicionalmente transplantes de útero a serem realizados no Japão como teste clínico, dando esperança às mulheres no país que lutam contra a infertilidade.

Em um relatório compilado pelo painel de revisão da associação e divulgado na quarta-feira, a associação disse que tais transplantes serão limitados a um pequeno número de casos. O procedimento envolve o transplante do útero de um doador vivo para uma mulher que não tem útero para que ela possa dar à luz.

As leis atuais de transplante de órgãos no Japão não permitem transplantes uterinos de doadores falecidos, portanto, o doador provavelmente será a mãe ou outro membro da família da paciente.

Uma equipe da Universidade de Keio, em Tóquio, planeja obter permissão de seu comitê de ética interno para realizar o que seria o primeiro ensaio clínico japonês de um transplante uterino.

De acordo com o procedimento, a retirada dos óvulos será realizada no paciente com antecedência, fertilizados in vitro e, em seguida, congelados para armazenamento. Os embriões serão posteriormente implantados dentro do útero transplantado, com o bebê entregue por cesariana.

Acredita-se que haja cerca de 60.000 mulheres na faixa etária dos 20 ou 30 anos no Japão que nasceram com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuester-Hauser (MRKH), uma condição que faz com que o útero fique subdesenvolvido ou ausente, ou que perderam o útero como resultado de tratamento de câncer e outras causas.

Precauções

Embora se espere que os transplantes uterinos forneçam a essas mulheres uma nova opção de ter filhos, ainda há muitas questões a serem resolvidas, incluindo se é apropriado realizar uma histerectomia em uma mulher saudável e os efeitos colaterais desconhecidos dos medicamentos imunossupressores administrado para suprimir a rejeição de órgãos em um feto.

O relatório da associação estipula que um transplante de útero pode ser realizado no Japão, mas desde que todas as partes interessadas, incluindo o doador e a paciente, tenham sido totalmente informadas sobre o processo e compreendam os riscos envolvidos.

Também exorta os órgãos médicos a garantir um sistema de apoio para o diagnóstico e tratamento das pessoas com síndrome MRKH e recomenda a revisão de um decreto-lei para permitir transplantes de doadores falecidos no futuro.

Transplantes uterino no mundo

Em 2014, os médicos na Suécia foram os primeiros a fazer o parto com sucesso de um útero humano transplantado.

Desde então, o procedimento foi realizado em 16 países, incluindo os Estados Unidos, resultando em 40 partos com sucesso até março de 2021, de acordo com o painel de revisão. Na maioria dos casos, o doador é a mãe do paciente.

Ensaio clínico

A Universidade de Keio apresentou sua proposta de ensaio clínico a várias entidades médicas, incluindo a Sociedade Japonesa de Obstetrícia e Ginecologia em 2018.

A Associação Japonesa de Ciências Médicas estabeleceu um painel de revisão em 2019 para avaliar a proposta e discutir as questões éticas.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Kyodo News.

Total
3
Shares
Previous Article
Pessoas usando mascaras caminham em cruzamento na area de Shibuya em Toquio Foto Reproducao Kyodo 900x550 1

Tóquio registra mais de 1.100 casos diários de Covid-19

Next Article
Bandeira do Japao e cedula de iene Foto Stockvault min

Salário mínimo pode ter aumento recorde no Japão

Related Posts