Robô japonês de auxílio a deficientes é premiado nos EUA

O robô foi agraciado com o “Gold Award”, um prestigiado prêmio dos EUA que é conferido a produtos e serviços que utilizam tecnologias inovadoras.

Do Mundo-Nipo

Desenvolvido pela fabricante japonesa Cyberdyne, um robô de mobilidade foi agraciado com o “Prêmio de Ouro” do Edison Award, um prestigiado prêmio norte-americano que é conferido a produtos e serviços que utilizam tecnologias inovadoras.

 

Hal, robô de auxilio desenvolvido pela Cyberdyne (Imagem: Reprodução/Arquivo)
O robô da Cyberdyne foi premiado na categoria de Ciência e Medicina do Edison Awards 2014 (Imagem: Reprodução/Arquivo)

 

O robô de auxílio a deficientes, que recebeu o nome de Hybrid Assistive Limb, ou HAL, foi premiado na categoria de Ciência e Medicina do Edison Awards 2014, em San Francisco. A premiação anual foi criada pela Associação Americana de Marketing, há 27 anos.

Anualmente, a associação seleciona as tecnologias que mais se destacaram no ano. Hal foi avaliado como “tecnologia terapêutica inovadora”. Os premiados são escolhidos por meio de votação, através de um júri de aproximadamente 3.000 membros.

A Cyberdyne, com sede em Tsukuba, cidade próxima a Tóquio, é uma das maiores desenvolvedoras de robótica do Japão. Segundo ela, HAL foi criado para ajudar pessoas com deficiência de mobilidade para sentar ou caminhar – ideal para idosos.

Além de auxiliar na mobilidade, o traje robótico é indicado como tratamento terapêutico. A Cyberdyne afirma que o uso regular de seu equipamento pode estimular o sistema nervoso e exercitar os músculos, principalmente de pessoas que sofreram lesões na coluna dorsal e de vítimas de AVC (acidente vascular cerebral).

Embora o robô de auxílio tenha recebido certificado de segurança mundial no Japão, sua aprovação ainda não foi oficialmente liberada para uso médico no país. No entanto, o equipamento da Cyberdyne já recebeu a certificação de dispositivo médico na Europa, em 2013.

Na Alemanha, tratamento utilizando o traje robótico é coberto por seguro em caso de acidentes de trabalho.

*As informações são parte integrante do comunicado de imprensa da Cyberdyne.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão irá exigir maiores esforços para economia de energia no verão

Next Article

Futebol feminino: Japão goleia Vietnã na Copa da Ásia

Related Posts