Exames de saúde através de smartphone já é realidade no Japão

Empresas japonesas lançaram dispositivos capazes de realizar exames que vão desde a medição da frequência cardíaca até a detecção de câncer.
Smartphone Foto Stockvault size 900x600 21 12 2015 otimizada

Monitorar as condições de saúde por meio de smartphone está perto de se tornar uma realidade corriqueira no Japão, isso porque fabricantes de eletrônicos no país vêm desenvolvendo tecnologias para que isso aconteça, com muitas já anunciando lançamentos de dispositivos para telefonia móvel que permitem ao usuário realizar simples ou mesmo aqueles que são considerados complexos.

A Kyocera, por exemplo, anunciou um novo aplicativo denominado “Daily Support”, que permite a medição da gordura visceral através de sensores instalados nos smartphones.

Existem dois tipos de gordura no organismo humano: subcutânea e visceral. A massa adiposa subcutânea fica alojada entre a parte externa e interna da pele. Ela é mais comum de se formar no corpo porque provém do consumo de calorias e pode ser eliminada, em parte, com simples exercícios.

Já a gordura visceral é bem mais profunda, localizada atrás da parede abdominal e no entorno dos órgãos, principalmente no fígado. O grande problema da gordura visceral é que ela comumente libera adipocinas, tipos de proteínas responsáveis por aumentar a pressão arterial e influenciar na absorção de insulina, provocando assim doenças como diabetes e hipertensão, conforme explicou Masahiro Naito, responsável pelo projeto da Kyocera

“Poder medir a gordura visceral, de forma corriqueira, poderá aumentar a conscientização das pessoas e ajudá-las melhorar a condição física”, disse ele.

Enquanto isso, a Sony lançou uma pulseira com dispositivos que verificam indicadores de estresse do usuário, como a frequência cardíaca, a qualidade do sono e o consumo de calorias. Os resultados do auto-exame são mostrados em smartphones.

O grande destaque, no entanto, foi anunciado por um instituto de pesquisa relacionado ao governo japonês, que desenvolveu uma tecnologia que permite detectar alguns tipos de câncer por intermédio de uma simples conversa por telefone. Segundo os desenvolvedores, o dispositivo inovador possui um sistema capaz de analisar as moléculas contidas na respiração do usuário. Fonte: NKH News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Principe e princesa Akishino Foto Distribuicao ACI U768382

Associação Bunkyo abre inscrições para recepção ao príncipe Akishino em SP

Next Article

Recife recebe mostra de anime no Cinema do Museu

Related Posts