Pfizer pede aprovação de registro de vacina contra Covid-19 no Japão

Pfizer é a 1ª que pede aprovação no Japão, país com contrato para comprar vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e da japonesa Anges.
Vacina da Pfizer Foto Joel Saget
©Joel Saget

A gigante farmacêutica norte-americana Pfizer entrou com o pedido de registro para aprovação no Japão de sua vacina contra Covid-19, que já está sendo aplicada no Reino Unido desde o dia 8 de dezembro, bem como nos EUA, informou a Jiji News, destacando que este é o primeiro pedido no Japão para aprovação de uma vacina para prevenir o novo coronavírus.

Em uma entrevista coletiva no mesmo dia do pedido, na sexta-feira (18), o secretário-geral e chefe de Gabinete Katsunobu Kato disse: “Se a segurança e a eficácia forem confirmadas, daremos aprovação especial (simplificando o exame). A imunização da população começará na próxima primavera (início de abril)”, afirmou, segundo a Jiji.

O governo japonês tem um acordo de fornecimento com a Pfizer para 120 milhões de doses da vacina feita em parceria entre a farmacêutica norte-americana e a empresa alemã BioNTech.

A Pfizer disse em comunicado que fez o pedido ao Ministério da Saúde do Japão, além de fornecer dados sobre os testes que realizou até agora.

Uma decisão final sobre a aprovação será tomada depois de as autoridades analisarem dados previstos para fevereiro sobre os testes da Pfizer no Japão, disse o ministro da Saúde do Japão, Norihisa Tamura.

O Japão afirma que quer toda a população japonesa vacinada no primeiro semestre de 2021, embora Tamura tenha dito que a decisão de tomar ou não a vacina caberá, em última instância, a cada indivíduo.

Contratos de compra de vacinas

Com a intenção de imunizar 145 milhões de pessoas, embora o Japão  tenha uma população estimada em 126 milhões, o governo japonês já tem contratos para comprar a nova vacina da Pfizer, da empresa biofarmacêutica americana Moderna e da gigante farmacêutica britânica AstraZeneca.

Além disso, há um contrato de compra da vacina produzida pela Anges, um empreendimento da Universidade de Osaka em conjunto com a Yoshi Pharmaceutical Shiono, que estão conduzindo testes clínicos no Japão, conforme noticiou a Jiji News

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Jiji News.

Total
1
Shares
Previous Article
Loja da UNIQLO no Japão | Foto: JW

Inflação no Japão cai em novembro e amplia série de quedas

Next Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Japão prevê crescimento recorde para o ano fiscal de 2021

Related Posts