Japoneses criam recipiente portátil para células-tronco

O recipiente permitirá a conservação durante 24 horas das células-tronco e assim facilitar seu transporte por grandes distâncias.

Do Mundo-Nipo

Recipiente portátil para células-tronco (Foto: Kyodo)
O recipiente pesa entre 3 e 4 quilos, o que facilita ser transportado por apenas uma pessoa (Foto: Kyodo)

Pesquisadores japoneses apresentaram nesta segunda-feira (24) um protótipo de recipiente portátil para células-tronco mesenquimais, o que permitirá sua conservação durante 24 horas e assim facilitar seu transporte por grandes distâncias.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kyoto em cooperação com 14 companhias do setor privado, entre elas alguns fabricantes de eletrônicos.

A professora associada da universidade de Kyoto, Tomoki Aoyama, disse que o transporte de células-tronco por grandes distâncias é uma prática que tem aumentado, se tornando cada vez mais importante devido ao crescente avanço da medicina regenerativa.

O recipiente, que pesa entre 3 e 4 quilos, é construído com materiais que conservam o interior a uma temperatura estável e em condições assépticas, o que permitirá conservar e transportar durante 24 horas as células-tronco mesenquimais, comumente usadas na regeneração de ossos e cartilagens.

Embora o protótipo tenha sido desenhado de forma específica para transporte de células-tronco mesenquimais, os pesquisadores disseram que estão trabalhando no desenvolvimento de outros recipientes para células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), sendo estas capazes de gerar a maioria dos tecidos.

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Poluição na China está como um ‘fumante com risco de câncer’, diz órgão chinês

Next Article

Dólar tem 4ª queda seguida e fecha abaixo de R$ 2,35

Related Posts