Subvariante BA.2 representa 90% dos casos de Covid-19 no Japão

Ministério da Saúde do Japão alerta sobre alta de casos em razão dos feriados na Golden Week, quando muitas pessoas viajam em todo país.
Pessoas em Toquio Foto Kyodo 122020 1
©Kyodo

A subvariante BA.2 da ômicron é responsável por cerca de 90% dos novos casos de Covid-19 no país, mostrou a estimativa de um relatório compilado e publicado, nesta quarta-feira (27) por um painel de especialistas do Ministério da Saúde, informou a Kyodo News, site de notícias da agência Kyodo.

O painel está pedindo que as medidas restritivas sejam tomadas minuciosamente, pois espera-se que um número maior do que o normal de pessoas viajem durante os feriados da Golden Week a partir desta sexta-feira (29).

“Há uma possibilidade muito alta de que os feriados levem a um aumento no número de infecções”, disse Takaji Wakita, chefe do painel.

Números da Covid-19 no Japão

Os novos casos diários de Covid-19 totalizaram 46.267 nesta quarta-feira, um aumento de cerca de 6.000 em relação ao dia anterior, com a capital Tóquio registrando 6.052 casos.

Enquanto isso, o número de novos casos no país durante a semana passada caiu 9% em relação à semana anterior, marcando a segunda semana consecutiva de declínio, de acordo com o painel.

Pessoas nas ruas de Ginza usando mascara de protecao contra Covid 19 em abril de 2022 Foto Kyodo 900x504 1
A foto mostra pedestres nas ruas de Ginza, na última segunda-feira (25), usando máscara de proteção, sem exceção, mesmo depois de o governo relaxa as restrições do uso de máscara ao ar livre | Kyodo

Os casos em todo o país estão em tendência de declínio, com uma queda notável nas grandes cidades, embora algumas áreas regionais estejam vendo um aumento, disse o painel.

Por sua vez, dados separados, e também divulgados hoje (27) pelo Ministério da Saúde, mostram que 555 pessoas morreram em casa de janeiro a março deste ano, quando a sexta onda de coronavírus atingiu o Japão. Desses, 39% tinham recebido a segunda dose da vacina contra Covid-19.

Apesar do alerta dos especialistas, o ministério não mencionou sobre retomada de estado de emergência, total ou parcial, no país caso o número de casos volte a crescer depois dos feriados.

== Mundo-Nipo (MN) / Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Kane Tanaka em setembro de 2020 | ©Kyodo

Kane Tanaka, pessoa mais velha do mundo, morre aos 119 anos

Next Article
Torcida japonesa vibra com vitoria dos Samueais Azuis sobre a Colombia no Mundial da Russia min

Brasil e Japão fazem amistoso em Tóquio no dia 6 de junho

Related Posts