Chef japonês ensina como fazer e comer sushi tradicional; veja vídeo

O chef Sawamoto, do restaurante Sushi-kan, em Tóquio, ensina o modo correto de saborear e de preparar um delicioso sushi tradicional.
chef Sawamoto ensina modo correto de comer e preparar sushi Foto Reproducao

Atualizado em 30/04/2023

Uma matéria em vídeo produzida por Priscila Koshimura (Piti Koshimura), uma produtora cultural que está em sua segunda viagem ao Japão, mostra como saborear de forma apropriada um sushi tradicional, feito pelo experiente sushiman Hideaki Sawamoto, que comanda o restaurante Sushi-kan, um dos mais tradicionais em Tóquio.

Com mais de 50 anos de experiência, o chef Sawamoto ensina no vídeo como é preparado um sushi original do Japão, bem como a forma de comê-lo.

Sawamoto-san explicou à Piti que não se deve mergulhar o lado do arroz no shoyu e sim a parte do peixe. No vídeo, ele mostra como fazer isso sem que o peixe mergulhe involuntariamente no molho.

Há ainda a forma correta de prepara o arroz para o sushi (shari), bem como o modo de confeccioná-lo.

“O bolinho de arroz não deve ser muito amassado, tem que ficar solto para que dissolva na boca juntamente com o peixe”, alerta.

A produtora explica na matéria publicada no site Peach no Japão que a entrevista com Sawamoto San aconteceu graças a Wallace Morita, brasileiro que trabalha no Sushi-kan há cinco anos.

“O Wallace é formado em gastronomia e, depois de passar pelo Kinoshita, em São Paulo, embarcou nessa longa e árdua jornada de formação para ser um sushiman”.

Segundo ela, muita informação acabou ficando de fora da edição do vídeo. “Com tanto conteúdo interessante, daria até pra fazer um longa-metragem!”, diz a produtora.

Mediante isso, ela narrou algumas informações que ficaram fora da edição.

“Conversando com o Sawamoto-san e com o Wallace, vi que muitos restaurantes no Brasil estão a anos-luz de saber fazer um sushi, propriamente dito”.

Sawamoto-san explicou a Piti que leva anos para aprender a preparar um sushi tradicional japonês, principalmente para dominar as técnicas do nigiri (o bolinho de arroz). Por isso, é extremamente indelicado mergulhar o arroz no shoyu ou, pior, separar o peixe do bolinho para comer como se fosse sashimi”.

Segundo o chef, “um bom sushiman deve saber preparar bem não só o sushi, mas também outros pratos com peixe e acompanhamentos, como o tamagoyaki (a versão japonesa do omelete). O peixe deve ser aproveitado ao máximo para evitar desperdícios”.

Assista ao vídeo

Matéria adaptada e editada por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN).

Total
4
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Automoveis Foto Creative Commons

Vendas de veículos despencam 25% no semestre e atingem pior nível em 10 anos

Next Article
Atleta de tiro esportivo Anna Paula Cotta leva tiro na cabeca em assalto no Rio Foto Reproducao Arquivo pessoal

Atleta se recupera de tiro na cabeça em assalto no Rio às vésperas das Olimpíadas

Related Posts