Aprenda a fazer sashimi com três variedades de peixes

Sashimi é uma iguaria típica da culinária japonesa “fria”, que tem como base peixe cru cortado em fatias. Também pode ser feito com frutos do mar e crustáceos aferventados.
Sashimi variadoo Foto Mundo Nipo 900x600 06 05 2016
Sashimi variado (Foto: Mundo-Nipo)

Sashimi é uma iguaria típica da culinária japonesa “fria”, que tem como base principal os peixes crus, fatiados e servidos com molhos específicos – o mais usado é o molho de soja (shoyu). O prato também é preparado com frutos do mar e crustáceos, como camarão, polvo e lula, sendo que estes devem ser levemente aferventados.

Existem três segredos na arte de preparar um bom sashimi. O primeiro é sobre o estado do peixe, que é de suma importância estar fresco. O segundo é sobre o corte, que deve ser feito sempre da esquerda para a direita, com a faca em diagonal. O terceiro é a qualidade da faca, que deve estar bem afiada e, de preferência, que seja uma apropriada para o corte de sashimi.

No Japão, um jogo de facas para o uso de sushi-man (profissional especializado na culinária japonesa “fria”) pode chegar a custar mais de 20 mil dólares. Entretanto, a boa notícia é que no Brasil já existe empresas que fabricam estas facas especiais com ótimo preço e boa qualidade.

As instruções a seguir é de um “combo” de sashimi com três tipos de peixes, mas pode ser preparada com um tipo especifico, dependendo do gosto de cada um.

Ingredientes (porção para duas pessoas)
• cerca de 1 kg num total de três variedades de peixes já limpos e cortados em filé com espessura grossa. Cada tipo de peixe deve ter igual quantidade de peso, à escolher entre peixe vermelho, de preferência atum, e peixe branco, como namorado e dourado. O salmão, que apesar da cor alaranjada, pertence a classe dos peixes brancos e comumente usado para fazer sashimi.

• metade de um nabo grande

• gengibre em conserva

• wasabi (espécie de raiz forte) em pó (para preparar) ou em pasta, que pode ser comprada em lojas especializadas

• molho de soja (shoyu)

• 1 pepino japonês cortado em fatias envesadas (não tire a casca)

• 1 maço de paceri (salsa crespa) para decorar (também pode ser consumido)

Modo de preparo
1. Descasque e corte o nabo em tiras cumpridas e finas, semelhantes à batata palha. Em uma peneira, coloque as tiras e lave delicadamente em água corrente. Em seguida, deixe escorrer e reserve.

3. Corte o peixe no sentido da esquerda para a direita com a faca na diagonal em uma inclinação de cerca de 60 graus. A espessura do corte para as fatias não devem ultrapassar de 1 centímetro, o ideal é entre 0,5 e 0,7 centímetros. O comprimento ideal é entre 5 e 7 centímetros, mas a altura dependerá da espessura do  filé de peixe, portanto, quanto maior o peixe, melhor será para determinar o tamanho das fatias.

Arrumação do prato
• Em um prato raso e grande, espalhe o nabo ou decore em formato de tufos

• Arrume as fatias dos peixes em fileiras separadas por variedade de peixe

• Faça uma bola pequena (de 3 a 4 cm de diâmetro) de wasabi e coloque próxima a borda do prato, evitando deixar entrar em contato com o peixe. No outro extremo, coloque um pouco de gengibre.

• Arrume as fatias de pepino no entorno ou atrás de cada fileira de peixe. Decore o centro e/ou partes da borda do prato com pequenos galhos de salsa crespa.

• O shoyu deve ser servido separadamente em um recipiente.

Dicas sobre como consumir o sashimi
Procure sempre passar o sashimi primeiro no shoyu antes de passar no wasabi, assim evitará que o sabor picante e forte do wasabi inunde o shoyu. Também é aconselhável não passar o gengibre no shoyu, conforme hábitos de ocidentais, pois o gengibre é especifico para limpar as impurezas do paladar e da garganta, permitindo eliminar o sabor do alimento anterior e realçar o paladar do alimento seguinte.

Dicas sobre a decoração
A decoração, bem como os ingredientes que à compõe, depende do gosto de cada um. Na escolha de outros tipos de produtos, deve-se levar em conta que estes sejam comestíveis. Salvo decorações com folhas de figo, que é comumente usada pelos japoneses. Há ainda decorações com flores, mas estas geralmente são flores comestíveis.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Boku dake ga Inai Machi Foto Divulgacao

Os 20 mangás mais vendidos na última semana de abril no Japão

Next Article
Shinzo Abe visita creche Kangaroom Shiodome em Toquio Foto Distribuicao Japan Kantei 01

Número de mortes de crianças segue alto em creches no Japão

Related Posts