Receita de Gyudon

O gyudon é um prato muito popular no Japão. Ele tem como base o arroz, coberto com carne bovina e cebola cozidas em molho levemente adocicado.
Gyudon de carne | ©Amy + Jacky

Atualizado em 21/09/2023

O gyudon é uma refeição muito popular entre os japoneses. Basta dizer que, no Japão, existe um grande número de restaurantes e cadeias de fast food especializados no prato, que tem como base o arroz, coberto com carne bovina e cebola cozidos em um molho levemente adocicado.

Para preparar esse prato típico da culinária japonesa, você pode usar quase todos os tipos de carne e também outros ingredientes, tais como shichimi (pimenta japonesa ralada) e qualquer tipo de legumes desde que sejam consistentes.

Gyudon com ovo cru | Foto: Divulgação/Groupon
Gyudon com ovo cru | Foto: Divulgação/Groupon

O gyudon também pode ser coberto com um ovo cru e ainda ser acompanhado pela tradicional sopa de missô, popularmente chamada de misoshiru (brasileiros escrevem missoshiru ou missoshiro).

A receita a seguir leva cobertura de carne bovina, cebola, gengibre vermelho em picles, alguns condimentos e açúcar. A combinação dá um gosto levemente adocicado e, ao mesmo tempo, picante.

Ingredientes (porções para 4 pessoas)
  • 500g de cebola
  • 1 xícara de chá (200ml) de vinho branco
  • ½ xícara de chá (100ml) de água
  • 500g de contra filé cortados em pedaços pequenos (cortes em tiras e não em cubos)
  • ¾ de xícara de chá (150ml) de molho de soja
  • ¾ de xícara de chá (150ml) de sake mirin
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 600g de arroz japonês cozido (receita de “Gohan – Arroz japonês“)
  • Gengibre vermelho em picles (beni shoga) a gosto
Modo de preparo

1. Descasque as cebolas e as corte pela metade no sentido longitudinal e, em seguida, corte-as ao meio aos pedaços em forma de meia-lua, com cerca 1cm de espessura;

2. Em uma caçarola de tamanho médio, ferva a água e o vinho em fogo médio. Acrescente a carne e cozinhe em fogo brando por alguns minutos, tirando a espuma do caldo à medida que ela vai se formando. Adicione o molho de soja, o sake mirin e o açúcar. Cubra com papel-alumínio (ver dica sobre cozimento no final da receita) e cozinhe por alguns minutos;

3. Retire o papel-alumínio, acrescente as cebolas e cozinhe novamente até que elas fiquem transparentes e macias;

4. Coloque o arroz cozido, ainda quente, em quatro tigelas. Adicione a carne e as cebolas por cima e acrescente um pouco do caldo sobre cada tigela e, em seguida, enfeite com um pouco de gengibre vermelho com picles, a gosto.

Gyudon | ©Serious Eats
©Serious Eats
Dicas

Geralmente se usa uma panela especial com tampa de madeira de circunferência menor que a da panela ou simplesmente pode ser usado uma tampa “especial” de madeira numa caçarola simples.

A finalidade é para que a tampa fique mais próxima da comida, o que diminui o volume do líquido no cozimento, deixando somente o necessário para concentrar o sabor dos ingredientes.

Segundo a chef Harumi Kurihara, atualmente, muitas pessoas utilizam o papel-alumínio, inclusive no Japão, em vez da panela própria ou somente a tampa especial de madeira. O importante é “tampar bem” a comida dentro da caçarola, seja com tampa de madeira ou com papel alumínio.

Total
54
Shares
Previous Article
Aviões dos EUA colidem sobre a costa sudoeste do Japao Reproducao Google min

Aviões militares dos EUA colidem sobre a costa sudoeste do Japão

Next Article
Robo T HR3 Divulgacao Montagem MN min

Toyota testa robô humanoide T-HR3 via conexão 5G

Related Posts