Receita de temaki sushi com recheio de salmão

O temaki é uma variação de sushi – arroz e recheio enrolados em alga. No Brasil, essa delícia é apelidada de “cone japonês”.
Temaki sushi de salmao com gergelim Foto

O temaki, que é uma variação do makimono (enrolados) e do sushi, se popularizou no Brasil após a introdução de vários fast-foods especializados na iguaria, onde ficou conhecido por “cone” japonês, isso porque o temaki tem um formato cônico.

A base dessa iguaria típica da culinária japonesa é o arroz de sushi (shari) recheado com peixe e/ou frutos do mar, podendo também ser adicionado outros tipos de ingredientes. Isso tudo é enrolado em uma folha de nori (alga desidratada) na forma de um cone.

RELACIONADOS
Receita de shari: arroz para sushi
Receita de gohan: arroz japonês

Um temaki típico tem aproximadamente entre 10 cm e 15 cm de comprimento (no Brasil), e seu consumo só pode ser realizado diretamente com as mãos, já que é praticamente impossível pegá-lo com o hashi (pauzinhos usados pelos asiáticos como talher).

Já no Japão, dependendo da região, um temaki pode ultrapassar os 20 cm de cumprimento e ter cerca de 40 cm de diâmetro – grandinho, né?!

Para seu melhor sabor e textura, um temaki deve ser consumido logo após a sua preparação, já que a alga absorve rapidamente a umidade do recheio, ficando mole e difícil de morder.

O ideal é que a iguaria tenha uma consistência firme, com o nori quase que crocante. A receita a seguir é de temaki com recheio de salmão.

Ingredientes (para 4 temakis)
Para o arroz (shari)
  • 1 copo de arroz japonês de grão curto
  • 1 copo de água filtrada
  • 2 ½ colher (sopa) de vinagre de arroz
  • 1 ½ colher (café) de saquê seco
  • 1 ½ colher (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de glutamato monossódico
  • 1 tira de kombu seco de aproximadamente 1cm de largura
Para o temaki
  • 160 g de salmão fresco (limpo)
  • 4 talos de cebolinha verde
  • 1 colher (sopa) de wasabi (pasta verde apimentada feita da planta wasabia, semelhante a raiz forte)
  • 2 folhas de nori (alga desidratada) cortadas ao meio
  • 160 g de arroz para sushi
  • molho de soja (shoyu) a gosto
  • Gergelim tostado preto ou branco (pode ser usado os dois) a gosto
Modo de preparo do arroz

1. Lave bem o arroz até que a água fique transparente (o processo leva de cinco a dez minutos), deixe escorrer em uma peneira por 15 minutos. Em seguida, coloque em uma panela com a água filtrada e cozinhe em fogo alto, com a panela tampada. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Desligue fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Não abra a tampa em nenhum momento durante o processo de cozimento;

2. Em outra panela, misture todos os outros ingredientes e ferva até que os temperos se dissolvam. Reserve;

3. Retire o arroz da panela ainda quente e espalhe sobre uma travessa. Adicione o tempero e misture com cuidado para não amassar o arroz. Não deixe acumular líquido no fundo da travessa. Mexa cuidadosamente até que o arroz absorva o tempero e esfrie.

Modo de preparo do temaki

1. Pique o salmão em cubos pequenos e a cebolinha verde em rodelas finas;

2. Segure o nori com a mão direita e com a outra mão espalhe o arroz até que esteja coberto com uma camada fina de arroz até metade do nori;

3. Na diagonal da esquerda superior para a direita inferior passe o wasabi (apenas pincele em pequena quantidade) e acrescente aproximadamente 40g de salmão picado, depois salpique com a cebolinha picada, o gergelim preto e/ou gergelim branco;

4. Para fechar o temaki, pegue a ponta inferior esquerda da folha de nori com arroz e una com a parte superior direita, será formado um triangulo (cone). Termine de enrolar o temaki com o restante do nori que ficou sem o arroz;

5. Sirva com shoyu e gengibre em conserva, ambos em recipientes separados.

Dicas

O salmão pode ser substituído por qualquer outro tipo de peixe. O recheio pode ainda ser com ovas, vegetais, camarão, lula polvo ou qualquer outro molusculo e fruto do mar.

Trio de temaki de sabores variados
Trio de temaki de sabores variados | ©JustOnecookbook
A origem do Temaki

Dizem que o sushi nasceu em Tóquio, na primeira metade do século XIX, e era vendido em pequenas barracas (carroças) nas ruas da atual capital japonesa. Pessoas se amontoavam em volta de pequenos balcões para deliciar os sushis e makimonos.

Para atender os clientes que ficavam na segunda fila, a espera de uma chance para experimentar a iguaria, os japoneses criaram um sushi em formato de cone. Essa nova invenção permitia entregar o sushi na mão do freguês, que não precisava mais de apoio para comê-lo.

No ocidente, principalmente no Brasil, a preferência é de temaki de salmão com cream cheese, “muito cream cheese”. Porém, no Japão, “jamais” se mistura sushi com cream cheese, enquanto o salmão é um peixe pouco usado. A tradição e gosto dos japoneses está no temaki com recheio de atum, de vegetais e, mais recentemente, com caviar vermelho: Masago (ovas do peixe capelim); Ikura (ovas de salmão).

Temaki sushi de ikura (ovas de salmão) com vegetais e barriga de salmão
Temaki sushi de ikura (ovas de salmão) com vegetais e barriga de salmão | ©Depositphotos

Diz-se que o significado da palavra temaki quer dizer “enrolado a mão”: que significa mão, enquanto maki quer dizer enrolado.

Confira, abaixo, um vídeo explicativo de como enrolar o temaki em forma de cone. Embora a receita tenha algumas diferenças do modo de preparo acima, a forma de enrolar é a mesma.

Créditos do vídeo: Master Sushi Chef Hiroyuki Terada
Fotos: Depositphotos

Restrição de uso
Receita de Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução do texto em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com nome e link redirecionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a restrição de uso.

Total
5
Shares
Previous Article
Funcionaria arrumando prateleiras de supermercado em Toquio Foto Hiroshi Endo 900x550 2

Energia e alimentos elevam inflação no Japão ao maior nível em 2 anos

Next Article
Pessoas em Toquio Foto Kyodo 122020 1

Subvariante BA.2 representa 90% dos casos de Covid-19 no Japão

Related Posts