Receita de Kasutera: pão de ló à moda japonesa

Esse delicioso pão de ló japonês é um lanche muito popular no Japão e, em Nagasaki, é oferecido como presente aos visitantes.
Kasutera tradicional de Nagasaki Foto matcha jp.com
Foto: matcha-jp.com

Atualizado em 27/12/2022

Kasutera é uma versão japonesa do pão de ló, uma espécie de bolo esponjoso com origem europeia. A iguaria foi levada ao Japão em meados do século 16 pelos missionários e mercadores portugueses e espanhóis.

Contam que o nome kasutera vem de Castilla, um dos reinos que formavam a Espanha, onde a iguaria é chamada de “Pão ou Bolo de Castela”.

O kasutera era inicialmente uma iguaria típica de Nagasaki, uma das primeiras províncias japonesas onde portugueses e espanhóis aportaram.

O saboroso pão, ou bolo, foi rapidamente adotado pela culinária japonesa. Ele acabou se popularizando por todo o Japão não somente como um doce, mas também como um alimento nutritivo para os enfermos.

O bolo foi adaptado aos poucos para agradar o paladar japonês e, atualmente, o kasutera é encontrado facilmente nas lojas de doce, de conveniência, padarias e em praticamente todos os supermercados do país.

Esse delicioso bolo é um lanche popular e uma opção frequente quando se quer fazer uma boquinha, além de ser normalmente oferecido como presente ao se fazer uma visita à Nagasaki.

Geralmente, os japoneses tomam chá quando saboreiam o kasutera, mais precisamente o matcha, conhecido no Brasil como chá verde em folhas.

ARTIGO RELACIONADO
Origem e princípios da Cerimônia do Chá no Japão

Receita de Kasutera

Ingredientes (para 4 porções)
  • 70g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 50g de açúcar
  • 2 colheres de sopa (30ml) de leite ou água
  • 2 colheres de sopa (30ml) de mel
  • 1 Pitada de sal 
  • 1 colher de chá (13g) de açúcar ou açúcar granulado para polvilhar o fundo da forma de assar.
Modo de preparo

1. Use um papel grosso para fazer uma forma retangular medindo 20cm x 9cm e com 5cm de profundidade. Cubra toda a forma com papel alumínio, e forre o fundo com uma folha de papel manteiga (reserve);

Caixa caseira para fazer kasutera | Foto: NHK
Caixa caseira de kasutera | Foto: NHK

2. Quebre os ovos numa tigela, bata e adicione o açúcar. Coloque a tigela dentro de uma outra maior contendo água morna (cerca de 50°C) e bata a mistura vigorosamente. Adicione uma mistura de leite (ou água) e mel aos ovos batidos e mexa bem;

3. Misture o sal na farinha. Passe por uma peneira, dividindo em 3 ou 4 porções por sobre a mistura de ovos e mexa bem com uma espátula de madeira ou algo semelhante;

4. Coloque a massa na forma já previamente preparada. Depois leve ao forno pre-aquecido a 160°C e deixe assando por aproximadamente 50 minutos (retire a tampa do papel alumínio, espete um palito e, se sair sem massa agarrada, é porque está no ponto);

5. Retire do forno e deixe esfriando por cerca de meia hora. Retire o bolo da caixa e corte em fatias entre 2cm e 3cm. Coloque em um prato retangular, de preferência, e sirva acompanhado de matcha ou um chá de sua preferência.

Kasutera japonesa
Kasutera japonesa | Shutterstock
Dicas

Existem lojas de confeiteiro que vendem caixas prontas para fazer bolo de pão de ló. Há ainda a opção de comprar essas caixas em lojas online.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN).  É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
29
Shares
Previous Article
Boneco Pikachu Foto Asahi

Estudo afirma que jogar Pokémon na infância deixa marcas no cérebro

Next Article
Automoveis Foto Creative Commons

Japão crê que suas importações de carros não serão limitadas pelos EUA

Related Posts