Receita de risoto verde à moda japonesa

Versão do tradicional Aona Zosui leva um trio de vegetais e onsen tamago, resultando no delicioso e saudável risoto verde.
Risoto verde | Foto: Be-Pal / Mundo-Nipo

O prato japonês Aona Zosui é um risoto simples que é comumente consumido no café das manhãs em algumas regiões do Japão, mas também pode ser servido como refeição principal leve, uma vez que este prato foi levemente modificado pela chef Harumi Kurihara, que adicionou folhas verdes e mais algumas especiarias, no que resultou em um delicioso, e saudável, risoto verde.

Harumi diz em um de seus livros de culinária japonesa, do qual foi extraído esta receita, que “o dia no Japão costuma começar com arroz e ovos”, e esta receita mantém a tradição, mas os vegetais adicionados deixou esta nova versão de Aono Zosui com um toque mais contemporâneo, já que a coloração verde é o símbolo da preservação do meio ambiente.

Risoto verde da Harumi Kurihara
Risoto verde da Harumi | Foto: Maria Rosa

Vale destacar que o risoto verde da Harumi contém poucas calorias, é rico em vitaminas A, C e do complexo B, sendo ideal para dietas, uma vez que é saudável, delicioso e satisfaz os maiores dos apetites com pouca quantidade – quase que um alimento milagroso.

“Uso dois ou mais tipos diferentes de folhas verdes – o que tiver na geladeira”, diz Harumi em seu livro.

Ingredientes (para 4 pessoas)
  • 25g de salsa japonesa, também conhecido como salsa crespa ou passeri
  • 100g de shunguiku (folhas de crisântemo), pode ser substituído por rúcula
  • 50g de mitsuba, pode ser substituído por 25g de coentro
  • 4 xícaras de chá (800ml) de dashi (veja receita)
  • 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu) light
  • 1/20colher de chá de sal
  • 150g de arroz japonês cozido (veja receita)
  • 4 ovos para fazer onsen tamago
  • molho de soja/shoyu comum ou light (a gosto)
Modo de preparo do onsen tamago

1. Primeiramente, os ovos devem estar em temperatura ambiente, ou seja, se estiverem na geladeira, retire-os e deixe em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos antes de começar a preparar;

2. Ferva 1 litro de água em uma panela com tampa que feche bem a panela. Depois de ferver, retire do fogo e adicione 200 ml de água fria. Em seguida, coloque os ovos “delicadamente” dentro da panela.

3. Tampe a panela e deixe por exatos 17 minutos sem tirar a tampa. Passado esse tempo, retire os ovos “cuidadosamente” da panela, coloque em um recipiente por cerca de 5 minutos;

4. Quebre cuidadosamente o seu onsen tamago onde ele será servido (vídeo explicativo no final da receita).

Modo de preparo geral

1. Coloque a salsa japonesa, o shunguiku e o mitsuba em uma panela de água fervente por cerca de 30 segundos cada um. Em seguida, escoe e mergulhe-os na água fria. Depois esprema levemente as folhas e corte-as em pequenos pedaços com cerca de 1 cm – não pique (reserve);

2. Em uma caçarola, coloque o caldo de peixe, o shoyu light e o sal e deixe em fogo médio. Quando estiver fervendo, acrescente o arroz e, sem seguida, abaixe o fogo. Enquanto isso, esprema rapidamente as folhas mais uma vez e adicione à panela, misture tudo delicadamente e desligue o fogo;

3. Divida o risoto em quatro tigelas. Em seguida, pegue cada um dos ovos onsen tamago e quebre e adicione “um por vez” em cima do arroz. Tempero com shoyu a gosto.

Vídeo com passo a passo de preparo do onsen tamago:

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.

Total
4
Shares
Previous Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

PIB revisado do Japão cai menos que o esperado no 1º trimestre

Next Article
Cena do filme Onoda Imagem Pandora Film Produktion

Cannes exibe filme sobre soldado japonês que se escondeu por 29 anos na selva

Related Posts