Receita de oyako donburi: arroz com frango e ovo

Oyakodon é um prato tradicional da culinária japonesa. Essa deliciosa iguaria consiste em arroz, frango, ovos e um molho à base de shoyu e saquê.
Oyakodon Foto Asahi Cooking
Oyakodon | Foto: Asahi Cooking

O oyako donburi ou oyakodon (tigela de mãe e filho) é um tradicionalíssimo prato da culinária japonesa. Ele consiste em uma tigela com arroz japonês (gohan) que é coberto com frango, ovos e um suculento molho à base de molho de soja (shoyu) e saquê.

Em japonês, a palavra donburi significa tigela no sentido literal, enquanto oyako quer dizer mãe (oya) e filho (ko), referindo-se ao frango com ovo. Os japoneses costumam chamar o prato de “oyakodon”.

Os ingredientes da tradicionalíssima iguaria, contudo, podem ser variados. Alguns preferem adicionar cogumelo shitake, que dão mais sabor ao prato.

Oyako Donburi (Foto: Aflo Images)
Oyako Donburi | Foto: Aflo Images

A receita a seguir leva pouco mais de 20 minutos para fazer e, por isso, é sempre bom ter em casa um pouco de gohan previamente cozido.

Ingredientes (porções para 3 pessoas)
Modo de preparo

1. Em um recipiente médio, coloque o frango e tempere com o shoyu, o saquê e o açúcar. Misture tudo e reserve;

2. Aqueça uma panela média, acrescente o óleo e a cebola triturada e refogue até começar a dourar;

3; Adicione o frango e grelhe por 5 minutos ou até mudar a cor. Acrescente o caldo de galinha diluído na água e cozinhe por mais 2 minutos;

4. Junte os ovos batidos, tampe a panela e deixe somente até levantar fervura, não cozinhando demais. Sirva sobre o arroz bem quente.

Dicas sobre os ingredientes

O frango pode ser substituído por carne bovina ou peixe em tiras. Alguns gostam de adicionar rodelas de cebola e cogumelos shitake. Pode ainda salpicar o prato com cebolinha ou salsão picado.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 18/06/2021.

Restrição de uso
A receita pertence Asahi Cooking / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
26
Shares
Previous Article

Dólar cai mais de 1% ante o real pelo 2º dia seguido

Next Article
Trem levando imigrantes japoneses partindo de Santos para a cidade de Sao Paulo Foto Dominio Publico

Imigração japonesa no Brasil

Related Posts