Receita de suika no sherbert: sorvete de melancia à moda japonesa

A versão japonesa de sorvete de melancia é do chef Kuniaki Arima. A delícia refrescante leva suco de limão e licor de cereja, entre outros ingredientes.
Sorvete de Melancia Foto Stockvault AP976737
Sorvete de Melancia | Foto: Stockvault

A melancia é uma fruta maravilhosa, que aguça os sentidos com a sua casca verde, a sua carne vermelha e as sementes pretas. O melhor, no entanto, é o seu sabor refrescante e revigorante, que a torna uma fruta ideal para ser consumida em dias quentes.

Contudo, o chef japonês Kuniaki Arima, do Asahi, adverte que o organismo também precisa hidratar-se nos dias frios, e sugere a melancia como grande fonte de hidratação, podendo ser consumida somente como fruto, como suco e até sorvete. Aliás, o sorvete de melancia é ainda mais hidratante.

É ideal para repor os sais minerais que uma pessoa comumente perde diariamente tanto nos dias quentes como nos dias frios de inverno, diz Arima, acrescentando que a fruta também possui ação antioxidante por ser diurética.

Veja abaixo a receita de “suika no sherbert” (sorvete de melancia), do chef Arima.

Ingredientes (porção para 5 a 6 pessoas)
  • 1kg de polpa de melancia
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de kirsch (quirche) – pode ser substituído por licor de cereja ou até cobertura para sorvete sabor cereja ou groselha
  • Folhas de hortelã para enfeitar
Modo de preparo

1 Misture o açúcar com a água em um recipiente resistente ao calor e que possa ser levado ao micro-ondas.

2 Coloque-o no micro-ondas e cozinhe por três minutos. Deixe esfriar

3 Retire as sementes da melancia e esmague a polpa com um espremedor de legumes ou um socador. Depois, que conseguir fazer 1 kg de polpa, acrescente a mistura da água com açúcar (já fria), o suco de limão, o kirsch e misture bem.

4 Coloque a mistura em uma forma inoxidável quadrada e cubra com filme plástico e deixe congelando por cerca de 2 horas.

Modo de servir

No momento de servir, raspe o sorvete com uma colher e o distribua em recipientes transparentes, de preferência taças de vidro, para enaltecer a cor e enfeite o centro com folhas de hortelã ou, se preferir, pode enfeitar com um pequeno pedaço da própria melancia ou até cerejas em calda. O sabor e visual ficam incríveis!

Sugestões de apresentação
Sorvete de Melancia Foto The Veg Life
Foto: The Veg Life
Sorvete de Melancia Foto Stockvault AP56784
Foto: Stockvault

Restrição de uso
Receita pertence ao chef Arima, da página Home Cooking (The Asahi Shimbun) / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Receita atualizada em 02/11/2019.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
8
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Kotoshogiku venceu Toyonoshima no 7 dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto Kyodo

Brasileiro sofre 3ª derrota no torneio de sumô em Osaka

Next Article
Oitavo dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto Kyodo

Brasileiro alcança a 5ª vitória no torneio de sumô em Osaka

Related Posts