Receita de pizza à moda japonesa: tofu no pizza

A pizza japonesa leva tofu no lugar na massa, mas o restante é semelhante à pizza ocidental, com molho de tomate e queijo.
Tofu no Pizza Foto Just One Book compressed
©Just One Book

A maioria dos amantes de pizza desconhece a origem dessa delícia que é popular no mundo inteiro, inclusive no Japão. Então, na culinária japonesa encontramos o tofu no pizza (豆腐 の ピ ザ). Esta versão de pizza usa tofu crocante frito no lugar da massa, que é coberta com queijo mozzarella (muçarela ou mussarela) derretido, cogumelos, tomate, shoyu, entre outros deliciosos ingredientes.

Confira, abaixo, como preparar um delicioso tofu no pizza:
(com adaptação de alguns ingredientes ocidentais)

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 1 pacote de 500 gramas de queijo de soja (tofu)
  • sal (em quantidade à gosto)
  • farinha de trigo o suficiente para empanar o tofu
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 1 cebola pequena (metade picada e outra metade ralada)
  • 100 gramas de cogumelo champignon em conserva de tamanho médio (opcional)
  • ½ bandeja ou 100 gramas de cogumelo shimeji
  • ½ colher (café) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (café) de orégano
  • 2 colheres (chá) de molho de soja (shoyu)
  • 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
  • ½ colher de glutamato monossódico
  • 100 gramas de mozzarella cortadas em fatias
  • folhas de manjericão ou cebolinha e salsa picadas (opcional e quantidade à gosto)
Modo de preparo

1. O segredo para firmar o tofu é escorrer muito bem para que a água não saia quando o prato estiver sendo cozido ou depois de cozido. Então, corte o tofu em fatias média e deixe escorrendo por cerca de 10 a 15 minutos;

2. Depois de escorrer a água, enxugue o tofu com papel toalha delicadamente. Em seguida, polvilhe sal e passe na farinha de trigo – retire o excesso da farinha nas fatias empanadas;

3. Unte uma frigideira com pouco óleo e ponha as fatias para dourar rapidamente dos dois lados – sem deixar tostar (reserve);

4. Corte os cogumelos champignon em fatias e pique em tamanho médio os cogumelos shimeji, que devem ser previamente limpos (reserve);

5. Em outra frigideira ou panela pequena, aqueça 1 colher de sopa de óleo, refogue 1 colher de sopa de cebola picada e junte os cogumelos. Jogue por cima um pouco de sal (à gosto), a pimenta-do-reino, o orégano e o shoyu. Mexa levemente e desligue o fogo (reserve).

Preparando o molho

1. Aqueça uma colher de óleo em outra panela e frite a cebola ralada (sem deixar queimar), junte os tomates picados e refogue rapidamente. Desligue o fogo e tempere com pimenta-do-reino e glutamato monossódico;

2. Ligue fogo e acrescente 1 colher de chá de farinha de trigo. Misture bem e retire do fogo, que deve ser sempre médio.

Montando a pizza

1. Coloque o tufu empanado em uma forma refratária, de forma que fique quase ou toda coberta pelo tofu;

2. Com uma espátula ou colher achatada, espalhe delicadamente o molho de tomate por cima de todo o tofu. Depois adicione o refogado de cogumelos, espalhando uniformemente;

3. Cubra tudo com fatias de mozzarella e leve ao forno em tempo somente para gratinar, ou seja, derreter o queijo;

4. Retire do forno e decore com folhas de manjericão ou, se preferir, com salsa e cebolinha picada.

Tofu no Pizza / Pizza japonesa | Foto: Rerecipe.co.jp
Tofu no Pizza | Foto: Rerecipe.co.jp
Curiosidades sobre a pizza

De acordo com o site Super Interessante, a pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do século 18. Porém, a massa em forma de disco, assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga.

Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios.

Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles.

Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo e especiarias. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza.

A Pizzeria Port’alba, de Nápoles, foi a primeira do mundo a vender pizza. Fundada em 1830, o estabelecimento funciona até hoje.

Total
7
Shares
Previous Article
Supermercado no Japao Foto Stockvault 10 2020 02 compressed

Salários e gastos das famílias ampliam quedas no Japão

Next Article
Pele humana Foto Stockvault 20102010 compressed

Pesquisa no Japão diz que Covid-19 sobrevive 9 horas sobre a pele

Related Posts