Receita de kitsune udon

Kitsune (raposa) é uma variação de udon, um macarrão grosso feito com trigo. Esse prato é muito popular na região de Kansai, principalmente em Osaka.
Kitsune Udon Foto JustOneCookbook jp
Foto: One Cookbook.jp

Kitsune udon é uma variação do Udon, um tipo de macarrão grosso feito com farinha de trigo e que é muito popular na culinária japonesa. Geralmente, a iguaria é servida como sopa, em caldo quente à base de dashi, molho de soja (shoyu) e saquê culinário.

Sobre o udon básico, são acrescentados um ou mais ingredientes, que dão origem à vários tipos de udon, e o kitsune (raposa em japonês) é uma das variações de udon mais populares entre os japoneses.

No kitsune udon, o sabor do caldo e dos ingredientes adicionais varia de acordo com a região. Esta refeição é muito popular na região de Kansai, particularmente em Osaka.

Kitsune udon Foto Stockvault 900x600 04 05 2016
Kitsune udon | Foto: Stockvault

A receita a seguir tem como ingredientes principais o abura age (lê-se “aburá aguê”, tofu frito), kamaboko (massa de peixe), molho a base de peixe e cebolinha picada.

Ingredientes (porção para 4 pessoas)
  • 1 litro de água
  • 1 envelope de dashi (caldo de peixe)
  • 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 2 colheres (sopa) de sake mirin (saquê culinário)
  • ½ colher (chá) de glutamato monossódico (opcional)
  • 4 abura age (tofu frito)
  • 500 g de macarrão udon cozido
  • 1 kamaboko (massa de peixe) cortado em fatia
  • ½ maço de horenso (espinafre japonês) aferventado e cortado
  • ½ xícara (chá) de cebolinha verde cortada em pequenas rodelas
Modo de preparo

1. Coloque em uma panela a água e leve ao fogo. Ao levantar fervura, acrescente o dashi, o molho de soja, o sake culinário, o glutamato monossódico e o sal. Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Retire do fogo e reserve;

2. Escalde o abura age e corte em fatias;

3. Coloque o udon cozido quente em uma tigela apropriada, por cima disponha o abura age, o horenso, o kamaboko e a cebolinha verde. Adicione o caldo até cobrir o macarrão de udon. Sirva bem quente.

Calorias

Uma porção de 200 gramas de kitsune udon tem apenas 355 calorias, o que subiria para 690 se a “sopa” fosse feita com macarrão comum, segundo matéria publicada na seção Cooking do Asahi Shimbum.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 04/09/2020.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
40
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha acima de 20 mil pontos pela 1ª vez em 15 anos

Next Article

Preço da gasolina no Japão tem quarta queda semanal consecutiva

Related Posts