Culinária

Receita de sorvete de limão com tofu

©Asahi

Além de delicioso, esse exótico sorvete é super saudável. Ele traz os benefícios medicinais da soja, encontrados no tofu, e a vitamina C do limão.

O sorvete é o “doce gelado” mais consumido no mundo todo. A iguaria é gostosa de qualquer forma, seja na casquinha, no potinho, no palito ou até batido. Ele é tão saboroso que tem o poder de conquistar até mesmo os “corações mais gelados”.

Além de saboroso e refrescante, o sorvete é um alimento benéfico à saúde, pois é hidratante e rico em nutrientes. Ele contém proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais para uma nutrição balanceada.

De acordo com especialistas, o ser humano deve consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete, seja ela de qualquer sabor.

Pensando nisso, o Mundo-Nipo traz uma receita de sorvete de limão com um toque da culinária japonesa, estamos falando do tofu (queijo de soja).

Esse sorvete proporciona um sabor exoticamente delicioso. Ele também é ainda mais saudável do que os sorvetes convencionais por conta da soja e seus já conhecidos benefícios à saúde – uma grande aliada na prevenção de vários tipos de doenças, incluindo o câncer -, e a vitamina C encontrada no limão, eficaz no combate aos radicais livres.

Confira a receita, que é facinha de fazer!

Ingredientes

½ kg de açúcar
750 ml de água
2 ovos grandes ou 3 pequenos para preparar a clara em neve
1 1/2 xícara (chá) de suco de limão
50 gramas de tofú (queijo de soja)
Limão cortado em pedaços ou rodelas e folhas de hortelã para enfeitar

Modo de preparo

1 Em uma panela, coloque o açúcar, a água e deixe apurar no fogo baixo até que obtenha uma calda.

2 separe as gemas dos ovos e bata a clara em uma batedeira ou com um garfo num prato raso até que fique com um aspecto de neve

3 Bata no liquidificador a calda, a soja, o suco de limão e a clara em neve por 30 segundos. Despeje esta mistura em um recipiente com tampa.

4 Para vedar ainda mais o recipiente, coloque-o dentro de um saco plástico. Em seguida, deixe no congelador por, no mínimo, 5 horas ou até que fique com uma consistência firme, mas cremosa.

5 Com um pegador próprio para sorvete, coloque duas ou três bolas em uma taça ou tigela. Se preferir,  enfeite o centro com folhas de hortelã  e a borda com um rodela de limão.

Rendimento
5 a 6 porções

Tempo de preparo
10 minutos + 5 horas no congelador

Restrição de uso
Receita pertence à coluna Asahi Cooking, do Jornal Asahi Shimbun. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário