Ruas de Tóquio, um exemplo de limpeza para o mundo

Praticamente, não há cestos de lixo nas ruas de Tóquio. Os japoneses geralmente carregam seu lixinho na mão ou em um saco até chegar em casa.
Toquio Foto Hendrik Pot

Atualizado em 31/01/2023

A educação em Tóquio é tamanha que, praticamente, não existe cestos de lixo nas ruas da capital do Japão, muito menos multa, pois trata-se de uma população extremamente consciente, educada desde berço a seguir regras e prezar pelo bem-estar do próximo.

O mais interessante do lixo no Japão é que em outras cidades grandes, como Osaka, pode até ser encontrado uma ou outra sujeira no chão, mas quase nada se comparada ao lixo existente nas ruas das grandes cidades no Brasil.

Calçadão em Tóquio Foto Stockvault
Tóquio | Foto: Stockvault

Em Tóquio, no entanto, não há praticamente lixo nas ruas, algo totalmente surpreendente não só para ocidentais, mas para os habitantes de qualquer parte do planeta.

Na capital japonesa só tem cestos de lixo nas ruas somente em frente a algumas lojas de conveniência, perto de lanchonetes e muito “raramente” nas entradas/saídas de estações de metrô.

Carregue seu lixo

A cultura japonesa manda carregar seu lixo na mão ou em um saco até chegar em casa e, assim, poder separá-lo devidamente nas tantas categorias de lixo destinadas a reciclagem.

Sistema de reciclagem de lixo no Japão | Foto: Creative Commons
Sistema de reciclagem de lixo no Japão | Foto: Media Commons

Cada região tem suas normas. Em alguns lugares são mais de dez categorias, desde tampinha de garrafa a eletrodomésticos pequenos. Em Yokohama, os moradores recebem um manual com quase 30 páginas sobre como separar o seu lixo.

Rua em Toquio Foto Flickr Amator
Tóquio | Foto: Flickr@Amator

Uma pesquisa revelou que “educação” e “limpeza” estão entre os 10 adjetivos que os ocidentais escolheram para caracterizar os japoneses, refletindo que a impressão dos estrangeiros para com os japoneses é a melhor possível.

Ruas de Toquio Foto Cretive Commons
Tóquio | Foto: Media Commons

A educação japonesa, no entanto, tem como base a cultura omotenashi, um termo que pode ser traduzido como “hospitalidade japonesa”. Na prática, a expressão combina a educação e uma polidez requintada, o que faz do povo japonês o mais educado do mundo.

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)
Fonte principal: Governo Metropolitano de Tóquio.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/Blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
14
Shares
Previous Article
Frangos Foto Stockvault 29 11 2016

Japão abate 326 mil frangos e patos por gripe aviária

Next Article
Crianca de Fukushima em exame de cancer de tireoide Foto Kyodo

Jovens com câncer em Fukushima receberão ajuda financeira

Related Posts