Kodomo no Hi: Dia das Crianças no Japão

No Japão, meninos e meninas são homenageados em dias separados, havendo o Dia dos Meninos (Kodomo no Hi) e o Dia das Meninas (Hina-Matsuri).
Hodomo no Hi Foto Divulgacao Rubeusu Trend

No Japão, meninos e meninas são homenageados, tradicionalmente, em dias separados, havendo o Dia dos Meninos (Kodomo no Hi) e o Dia das Meninas (Hina-Matsuri).

Entretanto, o Dia das Crianças é posterior à Segunda Guerra Mundial, sendo celebrado no mesmo Dia dos Meninos, em 5 de maio. A data foi designada como feriado nacional pelo governo japonês em 1948.

O Kodomo no Hi é um dos feriados celebrados durante a Golden Week, que em japonês diz-se “Ogata renkyu” e “Shukan ogon” (Semana de Ouro ou Semana Dourada). Na Golden Week são celebrados quatro feriados nacionais no espaço de sete dias, sendo o Dia das Crianças o último deles.

Originalmente chamado de ‘Tango no Sekku’ (Dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos.

Decoração

No dia 5 de maio, as famílias japonesas expressam o seu respeito pelas crianças, hasteando o Koinobori (carpas coloridas em forma de birutas e bandeiras) em suas residências como forma de desejar força aos filhos.

A sala é o lugar de destaque para a decoração em celebração aos meninos. O cômodo ganha miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro, Shoki e Momotaro. Esses heróis também fazem parte dos Koinobori mistos.

Embora os costumes continuem praticamente os mesmos, com o feriado voltado principalmente para os meninos, a tendência moderna é que o ‘Koinobori’ sincretize com a comemoração do Dia das Crianças e adquira um caráter cada vez mais decorativo, menos varonil, com a koi representando a esperança dos pais de que suas crianças cresçam fortes e saudáveis.

Simbolismo

Koinobori
A palavra significa subida das carpas e representa a energia, a força e a persistência das carpas, pois nada contra as fortes correntezas de rios.

Existe uma famosa lenda sobre uma carpa que nadou contra a correnteza, subindo em uma cachoeira até chegar ao seu topo. Dado o fato, ela foi transformada em dragão como símbolo de sua bravura e obstinação.

Kintaro
Esse é o nome de criança do herói Sakata-no-Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Diz-se que ele dispensava cavalos para montar em ursos.

Shoki (Zhong Kui)
Trata-se de um personagem da mitologia chinesa e adotada pela cultura japonesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.

Momotaro
Nome de um famoso herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.

Shobu, a íris japonesa
Essa planta tem uma forte ligação com a data. Pelo seu formato se assemelhar a uma espada, no século XII, folhas desta planta eram colocadas na banheira do menino para que o banho lhe proporcionasse um espírito aguerrido.

Variações do Koinobori

Um biruta koinobori pode ter várias koi. O número varia de acordo com o número de filhos e um koinobori misto geralmente tem um símbolo no topo da haste representando um herói ou um samurai. A cor de cada koi tem o seu significado: koi preto representa o pai; koi vermelho representa o primogênito; koi azul representa o filho mais jovem. Se houver mais meninos na casa, o menino seguinte é representado por um koi verde e outro por um koi violeta.

Ornamentações e comidas tradicionais

Entre outras as ornamentações neste dia incluem o gogatsu ningyô (uma espécie de altar), o kabuto (as carpas e os pratos típicos). Como o altar ocupa um espaço grande, a família geralmente opta em preparar o kabuto de forma a representar todo o ornamento.

Comidas específicas são preparadas para celebrar a data. Os pais servem aos filhos chimaki (bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu), e kashiwa mochi (bolinhos de arroz recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho).

O bambu, por resistir às intempéries e o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. E para beber, Shobu-sake (folhas de íris picadas misturadas ao saquê).

Nesse dia também são realizados diversos Eventos de Undokai (Gincana) nas escolas japonesas, com a participação da família.

Origem

A origem desta celebração é incerta, mas há relatos de que tudo começou com os fazendeiros. Diz-se que, em tempos antigos, quando os insetos começavam a aterrorizar as plantações em meados de maio, os lavradores penduravam faixas e cartazes com figuras de guerreiros com a intenção de espantá-los.

Outros dizem que a origem vem da bem sucedida invasão da Mongólia pelo então shikken do Clã Hojo (Hojo Tokimune, 1251-1284). Com a vitória, as famílias dos samurais ergueram suas bandeiras como forma de celebração pelo feito.

Contam ainda que o Koinobori era comemorado por militares e civis, com os militares hasteando birutas assemelhando-se a uma lula, enquanto a plebe hasteava carpas simbolizando a valentia, a tenacidade e a obstinação, características que os pais desejam aos seus filhos varões.

Nas celebrações que ocorrem por todo o Japão, também é comum oferecer uma canção tradicional para os meninos. Confira o vídeo abaixo:

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2013)
Principais fontes de pesquisa
Livro: O Japão – Dicionário E Civilização| Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang;
Livro: História do Japão – Origem, desenvolvimento e tradição de um país milenar | Autores: Francisco Noriyuki Sato, Antonio Paulo Goulart, Roberto Kussumoto e Francisco Handa;
Site: Japan Guide.

cone de atualização 01 Atualizado em 05/05/2021.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
440
Shares
Previous Article

População infantil atinge mínima histórica no Japão

Next Article

Dólar recua após quatro altas seguidas, mas continua acima de R$3

Related Posts