Templos em Tochigi realizam eventos em homenagem ao Rei Enma

É dito que o Rei Enma é o regente do inferno e juiz do pós-mundo, que julga e decidi as penalidades todos os recém-chegados.
Estátua do Rei Enma no Templo Ennoji | ©Japan Reference
Estátua do Rei Enma no Templo Ennoji | ©Japan Reference

Atualizado em 23/11/2022

Vários templos budistas da cidade de Ashikaga, na província de Tochigi, localizada a 80 km ao norte de Tóquio, realizaram eventos para o Rei Enma que, segundo a crença, é o governante do inferno, informou a imprensa local nesta sexta-feira.

De acordo com os ensinamentos budistas, o dia 16 de janeiro é férias de inverno do Rei Enma, também chamado de Enma Daio e Rei Yama, quando as tampas dos caldeirões do inferno são removidas, Enma e os ogres param de atormentar as pessoas, de acordo com a NHK News, site de notícias da emissora pública NHK.

Na quinta-feira (16), o templo de Yakushido mostrou imagens relativas ao reino de Enma (inferno). As imagens de tortura de séculos atrás, durante o período Edo, são ditas assustar as crianças, fazendo com que não consigam dormir à noite.

Outro templo, o Rishoin, também realizou eventos para Enma, numa tradição que tem mais de 200 anos. Diante de uma estátua de Enma, com cerca de dois metros de altura, os visitantes oraram pelos bons negócios e a segurança de suas famílias.

Um adepto do templo disse à NHK que “o Rei Enma é muito popular entre os estudantes que se preparam para o vestibular”.

É dito que Enma é duro com os mentirosos, mas concede desejos aos que são esforçados e, principalmente, aos trabalhadores dedicados.

Eventos também foram realizados em templos dedicados a Enma na prefeitura de Kanagawa. Por lá, o templo mais popular de culto ao Enma é o Ennoji, oficialmente conhecido como Araizan Enno-ji, que pertence à escola Kencho-ji, da seita Rinzai.

Localizado em Kita-Kamakura, bairro litorâneo da cidade de Kamakura, no leste de Kanagawa, o Templo Ennoji é famoso por sua magnífica estátua Enma em madeira.

Rei Enma: regente e juiz do inferno

Na cultura japonesa, o Grande Rei Enma é o regente do inferno e juiz do pós-mundo, que julga todos os recém-chegados para decidir as penalidades correspondentes a cada crime (pecado) cometido durante a vida.

Ele também é o carcereiro daqueles que são enviados para o seu reino, e sua tarefa é torturar todos os prisioneiros como punição.

No Japão, é comum as mães ameaçarem as crianças desobedientes contando histórias sobre Enma. “Se você contar uma mentira, Enma-sama virá e puxará sua língua para fora”, dizem as mães, por exemplo.

A crença diz que os dias 16 de janeiro e 16 de julho são os únicos dias em todo o ano que Enma interrompe o seu dever de punir os pecadores enviados para o inferno.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article

Japão vai recomendar antigas instalações industriais como Patrimônio Mundial

Next Article

Resultados do 6º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Related Posts