Veja o calendário 2015 de floração das cerejeiras nas cidades japonesas

Veja as datas da floração das cerejeiras, bem como a melhor época para contemplação, nas principais cidades do Japão.

A floração das cerejeiras (hanami, em japonês) no Japão acontece após o inverno no país, no final do mês de março e início do mês de abril, quando começa a primavera no hemisfério norte. É um espetáculo de curta duração (cerca de duas semanas), por isso, os locais em que há grande concentração dessas árvores, cuja a flor (sakura, em japonês) é considerada símbolo nacional da primavera japonesa, atrai um grande número de pessoas entre japoneses e muitos turistas, que visitam o país para aproveitar esse espetáculo único da natureza.

As árvores de galhos finos dessas árvores de médio porte ficam cheias de pequenas flores brancas e, dependendo da espécie, podem ser rosadas. Quando a brisa passa por elas, uma chuva de pétalas encanta os visitantes e recobre o chão com um tapete precioso.

Em todo o país, os japoneses realizam uma verdadeira celebração, levando tapetes e esteiras para forrar no chão, onde compartilham alimentos e bebidas, como num piquenique sofisticado. Famílias, amigos, e também profissionais engravatados lotam os parques. Quem não pode conferir o hanami durante o dia, pode vê-lo a noite, onde a movimentação continua.

Hanami Matsuri | Foto: Shimagua/Flickr
Na Primavera, todos os locais em que há grande concentração de árvores de cerejeira atrai um grande número de pessoas | Foto: Shimagua/Flickr

Realizam-se casamentos sob as cerejeiras, assim como leituras de poemas e outras atrações tão delicadas e românticas quanto o próprio hanami.

Não é a toa que a floração dessas árvores é celebrada há muito tempo no país, onde há festivais especialmente dedicados a essa árvore, o Hanami Matsuri, que significa “Contemplar as flores”. A maioria é realizado entre os meses de março e maio, embora outras regiões os festeje em junho, devido à floração das árvores que varia em cada região.

Neste ano, é esperado que a floração das cerejeiras aconteça um pouco mais cedo. Estima-se que comecem a florescer no dia 22 de março na região de Kyushu, no dia 25 de março em Tóquio e, no dia seguinte, em Quioto (Kyoto). O desabrochar total das cerejeiras ocorrerá em cerca uma semana após o início da floração, de acordo com o relatório da Japan Weather Association (JWA, na sigla em inglês).

Abaixo estão as datas de previsão para o florescimento das cerejeiras este ano, bem como os melhores períodos para sua contemplação. A JWA, no entanto, alerta que chuva, vento e temperaturas fora de época podem ter um forte efeito sobre o processo da estação, podendo tanto acelerar como retardar a floração.

A lista a seguir relaciona as cidades japonesas onde há maior concentração de árvores de cerejeiras:

LUGAR	      FLORAÇÃO/INÍCIO  FLORAÇÃO/TOTAL  
Tóquio 25 de março 01-09 abril
Quioto 26 março 02-10 abril
Kagoshima 26 março 02-10 abril
Kumamoto 23 mar 29 março - 6 abril
Fukuoka 22 de março 29 março - 6 abril
Hiroshima 25 de março 31 março - 8 abril
Matsuyama 23 mar 29 março - 6 abril
Takamatsu 26 março 01-09 abril
Osaka 26 março 02-10 abril
Nara 27 março 02-10 abril
Yoshino 03 de abril 09-19 abril
Nagoya 25 de março 01-09 abril
Yokohama 26 março 01-09 abril
Kanazawa 03 de abril 09-17 abril
Takayama 13 de abril 17-25 abril
Matsumoto 07 de abril 11-19 abril
Fukushima 07 de abril 10-18 abril
Sendai 09 de abril 14-22 abril
Kitakami 18 de abril 22-30 abril
Kakunodate 22 de abril 25 abril - 4 maio
Hirosaki 21 de abril 25 abril - 3 maio
Hakodate 29 de abril 2-9 maio
Sapporo 03 de maio 05-12 maio
Total
0
Shares
Previous Article

Atividade industrial do Japão cresce em janeiro

Next Article

Dólar quebra sequência de três quedas, tem forte alta e fecha perto de R$ 3,30

Related Posts