Datas festivas

As gigantescas esculturas do Festival de Arte em Palha: ‘Wara Art Matsuri’

O objetivo do festival consiste em comemorar o fim da abundante colheita de arroz produzida em Niigata.

O Japão é o país que mais tem festival no mundo, quase todos religiosos, e muitos com mais de mil anos de tradição. Entre os tantos tipos de festivais, existem também os de esculturas, como o famoso Festival de Neve de Sapporo, conhecido internacionalmente por suas gigantescas e perfeitas esculturas de gelo que são expostas em três regiões da cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido. O que muitos não sabem, no entanto, é que o Japão possuiu outro festival de esculturas gigantes. A diferença é que elas são feitas de palha e não de gelo.

O festival em questão é o Wara Art Matsuri (Straw Art Festival ou Festival de Arte em Palha), que acontece todo mês de setembro em Niigata, província que tem os maiores campos de arroz do Japão, de acordo com o Japan Style.

Para comemorar o fim da colheita de arroz e a abundância da palha que é produzida como resultado, os agricultores em Niigata disponibilizam toda a palha seca adicional para o uso criativo.

Toneladas de palha seca são transformadas em esculturas feitas por moradores e estudantes universitários em conjunto com o Departamento de Arquitetura de Niigata. Todas as esculturas produzidas artesanalmente e em tamanhos descomunais. Animais como mamutes, tartarugas, gorilas, besouros, entre outros, além de monumentos famosos, como o Grande Buda, são reproduzidos com incrível perfeição, uma vez que a palha é considerada um material complicado de trabalhar artesanalmente.

A estrutura é feita de canos e varas de madeira e/ou de bambu, em seguida, a palha é moldada sobre a estrutura, levando cerca de uma semana para cada escultura ser concluída.

O Wara Art Matsuri acontece todos os anos em dois locais da província de Niigata: em Kanko Shisetsu Iwamuroya e no Parque Uwasekigata.

O festival também inclui apresentações folclóricas, eventos musicais e dezenas de barracas com comidas típicas e produtos locais. Um parque com brinquedos totalmente produzidos com palha é criado para o divertimento das crianças.

%d blogueiros gostam disto: