Shunbun-no-hi: Equinócio da Primavera no Japão

O Shunbun-no-hi tem ligação religiosa e sua celebração inclui culto aos antepassados e louvor a natureza. Em seu dia, é decretado feriado nacional no Japão.
Floracao das cerejeiras no Parque Ueno em Toquio Foto Getty

Atualizado em 06/03/2023

No Japão, o Equinócio da Primavera (Shunbun-no-hi) é um evento tradicional com origem em épocas antigas. Tem ligação religiosa e um ritual envolvendo espiritualidade, culto aos antepassados e louvor a natureza.

A data de celebração, no entanto, é determinada pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão, podendo cair entre os dias 17 e 24 de março devido aos anos bissextos e seu dia é decretado feriado nacional no país. Durante o período do equinócio primaveril, os dias e as noites são substancialmente iguais no arquipélago japonês.

O dia exato de entrada do Equinócio de primavera no Japão acontece no dia 20 de março. A data é celebrada com ritos tradicionais em todo o país.

O fenômeno ocorre duas vezes ao ano, uma na entrada da primavera e outra no início do outono. Neste dia, o sol faz seu caminho leste-oeste bem em cima da linha do Equador, fazendo com que a duração do dia seja a mesma que a da noite.

A semana do Shunbun-no-hi é chamada de Ohigan. Três dias antes do Shunbun-no-hi e os três dias posteriores compõem a “semana equinocial”, formando um período de sete dias. É por isso que o Shunbun-no-hi também é chamado de Higan no Chu-nichi, ou Dia-do-meio do Higan. O Ohigan também é comemorado no outono, com o Shuubun-no-hi (Equinócio do Outono) – veja artigo.

A religião budista vê o Higan (cujos símbolos significam “o outro lado”) como o outro mundo em contraposição ao Kogan (este mundo), que também significa a transição de uma estação para outra. O Higan é o mundo da iluminação espiritual, onde não há dor e todos os problemas são superados, por isso é creditado que deve-se comemorar e mostrar veneração aos antepassados, visitando os túmulos para limpá-los, oferecer incenso e enfeitar com flores.

Japoneses rezam por seus ancestrais no Cemitério Nacional de Chidorigafuchi, em Tóquio | ©Satoko Kawasaki
Japoneses rezam por seus ancestrais no Cemitério Nacional de Chidorigafuchi, em Tóquio | ©Satoko Kawasaki

Diz um ditado japonês que o último calafrio do inverno desaparece no Shunbun-no-hi. Os dias tornam-se mais longos após o feriado que precede o florescer das cerejeiras do sul até o norte. É uma época de esperança.

A data tornou-se feriado nacional em 1948, com o intuito de marcar o início da nova estação e o fim do inverno. O dia é destinado também para louvar a natureza, o desabrochar das flores e valorizar os animais, mostrando respeito e afeição pelas coisas vivas. A data também é vista como o anúncio de que o Hanami Matsuri – veja artigo, que significa “Contemplar as flores”, está próximo.

Pessoas apreciando a florada das cerejeiras em Tóquio | ©Kyodo
Pessoas apreciando a florada das cerejeiras em Tóquio | ©Kyodo

O evento é um dos mais belos festivais do Japão e ocorre por todo o país durante a primavera. Nessa época, uma infinidade de flores de cerejeiras (sakura) florescem em praticamente todo o arquipélago japonês, atraindo um grande número de pessoas, incluindo milhares de turistas estrangeiros, que visitam o arquipélago especialmente para apreciar a floração que acontece apenas uma vez a cada ano.

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
• Livro: Myths and Legends of Japan;
 Site: JNTO – Japan National Tourism Organization;
 Site: Embaixada do Japão no Brasil.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Política do Site.

Total
1
Shares
Previous Article
Mostra de cimema Especial Makoto Shinkai Foto Montagem Mundo Nipo

Casa das Rosas, em SP, tem mostra gratuita de animações japonesas

Next Article
Bolsa de Valores de Toquio Foto Creative Commons 900x550 min

Bolsa de Tóquio fecha em baixa após feriado nacional no Japão

Related Posts