Osechi, a ceia de Ano Novo no Japão

Composta por uma grande variedade de pratos, Osechi é uma ceia tradicional preparada no Ano Novo Japonês, chamado de Oshougatsu.
Osechi em caixa Jubako | ©Aflo Images

Os pratos típicos de Ano Novo no Japão são chamados de Osechi-ryori, uma espécie de ceia tradicional da época, sortida com saborosos pratos coloridos acondicionados em caixas laqueadas, chamadas de jubako.

Os tipos de pratos que compõem o osechi, que são preparados nos lares japoneses, variam de região para região. Os pratos mais comuns são kobumaki (rolos de kombu cozido), kuromame (diz-se feijão preto japonês que na verdade é um tipo de soja), kurikinton (batata doce amassada com castanhas), tazukuri (sardinhas secas cristalizadas), entre outros.

Osechi | Foto: Divulgação/gnavi.co.jp
Osechi | Foto: Divulgação/gnavi.co.jp

O gobo (bardana), renkon (raízes de lótus) e camarões são geralmente usados como ingredientes. Além disso, vários tipos de ozooni ou zoni, sopa de bolinho de arroz (mochi), são também comumente consumidos durante o feriado de Ano Novo, chamado no Japão de Oshougatsu ou Oshogatsu (shogatsu, em linguagem japonesa informal.

Significados

Cada prato de osechi tem algum significado como, por exemplo, boa saúde, boa colheita, felicidade, prosperidade, vida longa, entre outras simbologias.

Diz-se que pratos coloridos de amarelo e ingredientes como kazunoko (ovas de arenque) simbolizam prosperidade e que vários feijões (mame) implicam em desejo de boa saúde. Além disso, comidas coloridas de vermelho, rosa e branco, como kamaboko (bolo de massa de peixe) fatiados, representam as cores da celebração.

Osechi, a ceia japonesa de Ano Novo | Foto: Creative Commons
Osechi | Foto: Media Commons

Tradicionalmente, os japoneses costumam terminar o preparo dos pratos osechi na véspera de Ano Novo para manter a comida ao longo do feriado Oshougatsu, que tem uma duração um tanto complicada, variando de região para região.

Contudo, o feriado compreende entre o primeiro dia do ano até o dia 03 de janeiro, com as pessoas voltando ao trabalho no dia 04, mas outros desfrutam a partir do dia 30 de dezembro até o dia 03 ou 04 de janeiro, com alguns podendo prolongar até o dia 07 de janeiro.

Osechi | Foto: Nikkei Asian
Osechi | Foto: Nikkei Asian
Comercialização do Osechi

Atualmente, muitas pessoas compram a ceia osechi pronta em lojas no lugar de prepará-la em casa, isso porque os pratos que compõe esta ceia tradicional são bem variados, o que torna trabalhoso e muito demorado preparar um grande número de pratos.

Em todo o Japão, existem empresas especializadas na venda das iguarias típicas do Oshougatsu, além de supermercados e lojas de conveniência, que ficam incrivelmente sortidas com os pratos coloridos nessa época do ano.

Osechi em caixa Jubako | ©Media Commons
Osechi em caixa Jubako | ©Media Commons

É possível também encomendar os pratos da ceia Osechi-ryori previamente embalados nas caixas jubako. Um conjunto de jubako é constituído de 3 a 5 caixas de formatos quadrados, hexágonos, octógonos ou redondos, que se encaixam uma sobre a outra, e possui uma tampa para ser colocada no topo.

Caixas jubako

As caixas jubako são comumente utilizadas em ocasiões especiais e datas festivas (os chamados sekku), como o tanabata. Mas há quem as utilize de forma simples, como nos famosos piqueniques durante a floração da cerejeira.

Osechi em caixa Jubako | Foto: Japan Guide
Osechi em caixa Jubako | Foto: Japan Guide
Total
3
Shares
Previous Article
Princesa Kako Foto Agencia da Casa Imperial do Japao 29122021 02

Princesa Kako, do Japão, completa 27 anos de idade

Next Article
Ano Novo com queima de fogos em Toquio 2022 Foto Reproducao YouTube 900x550 1

Já é Ano Novo no Japão e Tóquio transmite queima de fogos ao vivo

Related Posts