Folclore japonês: monstro Ushi-oni

Ushi-oni equivale aos ogros ou trolls. A criatura é um personagem muito popular do folclore japonês, figurando em animes, games e até em filmes.
Ushi oni AsianWiki min

No Japão, o nome Oni é geralmente dado a uma variedade de monstros e demônios que se assemelham a bois e possuem chifres. O termo Oni começou a ser utilizado no Japão em torno da Era Heian (784-1185).

Tradicionalmente, Onis são criaturas populares da literatura, arte e teatro japonês. Suas histórias aparecem em uma lista de contos japoneses com o título “Coisas com nomes aterradores”.

De modo geral, Oni é relacionado à uma gama de personagens do folclore japonês, onde há inúmeros contos sobre essa criatura. No ocidente. ele é equivalente ao ogro ou troll.

Ilustração de Ushi-Oni para games | Divulgação
Ilustração de Ushi-Oni para games | Divulgação

No folclore japonês, esse monstro é comumente referido como Ushi-oni, geralmente retratado como uma criatura misteriosa e, por muitas vezes, representada na forma humana. Portanto, no Japão, a palavra “Oni” simboliza quase tudo o que é misterioso ou estranho.

Embora alguns o vejam como um guardião do inferno, esse personagem é um pouco diferente do diabo ou demônio imaginado pelos ocidentais. Isso porque Ushi-oni também figura nos contos infantis japoneses, equivalente ao “bicho-papão” ocidental. Seu papel é causar medo nas crianças para que elas não se desviem do bom caminho.

Estátua gigante do demônio Oni em um festival japonês
Estátua gigante do demônio Oni em um festival japonês | ©Media Commons

Tipos variados de personalidade
Alguns contos retratam essa criatura como a própria encarnação do mal, enquanto outros a descrevem como um ser adorável. Ora a criatura é um monstro terrível a ser derrotado pelo herói, outra pode até salvar a vida de um ser humano mesmo sabendo que isto lhe custará a existência. As vezes se transfigura em uma mulher, geralmente para atrair um ser humano ingênuo com o intuito de devorar-lhe a sombra e/ou simplesmente para aproximar-se, atraído por mera curiosidade.

Ligação de Ushi-Oni à religiosidade
No Japão, o dia 3 ou 4 de fevereiro, dependendo do calendário lunar japonês, é conhecido como  Setsubun , que significa “divisor de estação”. Ele marca a passagem do inverno para a primavera, segundo o antigo calendário japonês. O Setsubun tem ligação religiosa e um ritual envolvendo espiritualidade.

De acordo com o calendário lunar japonês, que era utilizado até 1873, no qual a numeração dos meses estava por volta de um mês e meio atrás em relação ao calendário solar moderno, a chegada da primavera (Risshun ou Setsubun) foi designada como o terceiro ou quarto dia do segundo mês do ano.

Na noite do  Setsubun , os japoneses mais tradicionais costumam abrir janelas e portas, e espalhar grãos de soja pela casa enquanto se diz “fuku wa uchi, oni wa soto” (“sorte entre e demônios saiam!”). Acredita-se que o ato espanta os maus espíritos, o frio e a tristeza do inverno, atraindo a felicidade e dando as boas-vindas à celebração de uma nova e brilhante primavera. Neste caso, o “Oni” representa os espíritos maus do frio e do inverno.

Variedades de descrições de formas
As descrições sobre Ushi-oni são diversas. Uns dizem que ele se assemelha a um boi com a cabeça de um ogro e nariz vermelho parecido com o do Tengu. Contam às lendas que, a noite, ele visita os celeiros onde os bois são alojados, lambe os corpos dos animais para depois lutar com eles. Raramente é notado, pois seus passos são silenciosos e seus chifres são moles como se fossem de borracha, que não fazem barulho quando atingem as paredes.

O Ushi-oni é frequentemente encontrado no folclore japonês como uma criatura aquática que mora no mar ou em lagos das montanhas. As histórias sobre ele são contadas principalmente nas regiões de Shikoku, Kinki e Chugoku. Este monstro é conhecido pelo seu temperamento feroz. A crença diz que matá-lo ou cultivar algum ressentimento por ele poderá levar uma pessoa à morte e propagar maldições sobre a família do mesmo.

Ushi-oni aquático retratado pelo artista Matthew Meyer | ©Acervo Matthew Meyer
Ushi-oni aquático retratado pelo artista Matthew Meyer | ©Acervo Matthew Meyer

Muitas das “histórias”sobre Ushi-oni habitando em poços e cachoeiras são provenientes da antiga província de Kumano (atualmente distrito de Nishimuro e Higashimuro). As massas de água são frequentemente chamadas de “Ushi-oni-fuchi” ou “Ushi-oni-taki”.

Aparições e lendas

Contam que, no Japão antigo, no Vale de  Mino, em Oto, existiu um Ushi-oni com a cabeça de um gato, corpo bovino de cor amarela com manchas pretas e uma cauda de dez metros de comprimento. Dizem que se uma pessoa tiver a infelicidade de apenas olhar esse monstro, pode ficar doente e chegar até mesmo vir a falecer.

Relatos antigos afirmam que em Esumi, na província de Wakayama, existe uma cachoeira que é conectada ao oceano. A lenda de Esumi conta que quando a água fica barrenta, é aconselhado não ir ao lugar, o risco de esbarrar com a besta é dado como quase certo. Dizem que seus gritos podem ser ouvidos a noite em todos os dias 23 de cada mês.

Em Susami, há uma cachoeira chamada Kotonotaki. Dizem que a besta que habita o local mata as pessoas devorando suas sombras. No entanto, o Ushi-oni ama bebida (uns dizem que gostam de saquê e outros de pagu ardente), oferecê-lo em sua homenagem nas noites de Ano Novo pode proteger uma pessoa de ter sua sombra devorada pela criatura. Há ainda relatos que o local abriga um Oni devorador de gente.

A região de Uwajima na província de Ehime, é famosa por seu desfile de carros alegóricos esculpidos com cabeças de madeira. Existem várias lendas sobre o Ushi-oni nesta região. Uma delas alega que eles veneram uma criatura morta por um arqueiro da província de Iyo (antigo nome da província de Ehime), e outra que foi inventada para assustar os “Tigres do Sul” durante a guerra Imjin.

Outra famosa lenda de Ushi-oni é contada em Negoro-ji, na província de Kagawa, que era conhecida como província de Sanuki. Por um breve período, entre 1876 e 1888, Kagawa foi parte da província de Ehime.

Estátua de Ushi-oni no Templo de Negoro
Estátua de Ushi-oni no Templo de Negoro | ©Nagoro Temple

Cotam que o Ushi-oni de Negoro-ji tem uma forma diferenciada. Ele é retratado como bípede e cabeça de boi, com dentes enormes e retorcidos para fora da boca. Dizem que ele tem uma membrana entre os pulsos e axilas, como um esquilo voador. A lenda conta que uma destas criaturas foi abatida perto de um templo há cerca de 400 anos por Yamada Kurando Takakiyo, um guerreiro especialista em arco e flecha.

Depois que Yamada matou o monstro, tirou seus chifres e deu para o Templo Negoro-ji , junto com uma imagem que ele pintou do monstro. Esses objetos ainda se encontram até hoje entre os tesouros do templo, onde podem ser apreciados por visitantes.

Placa descreve a lenda de Ushi-oni no Templo de Negoro
Placa descreve a lenda de Ushi-oni no Templo de Negoro | ©Nagoro Temple
Ushi-oni tomando forma de mulher

Existem mais de uma lenda sobre Ushi-oni que tomava a forma de mulheres jovens na cidade de Koza Nishimuro. Uma delas, a mais famosa, conta que um Ushi-oni apareceu na forma de uma bela jovem no Monte Kasane, em resposta ao som da flauta de um jovem caçador. O pobre jovem entrou em pânico quando viu a verdadeira forma de Ushi-oni refletida em um córrego e atirou nela. No dia seguinte, a maldição dos Ushi-oni’s foi lançada, o jovem caçador enlouqueceu e nunca mais voltou ao normal.

Junto às costas no norte de Kyushu, região costeiras adjacente ao Mar do Japão, acredita-se que os Ushi-oni’s habitam esse oceano. Dizem que sai do mar transfigurado na forma de uma mulher. Aparece com uma criança nos braços – um Ushi-oni-criança – pressionando os transeuntes, implorando-lhes para levar a criança e dar-lhe algo para comer. Quando ingenuamente a pessoa vai carregando a criança, esta torna-se extremamente pesada como pedra, o que é considerado uma artimanha do Ushi-oni com o intuito de impedir os movimentos da infeliz pessoa, dando a criatura uma excelente oportunidade para atacar sua vítima.

Ushi-oni mostra um raro lado bom

Em Miogawa, um jovem chamado  Matanosuke Ueda , compartilhou seu almoço com uma moça que apareceu do nada exigindo que ele dividisse sua comida.

Prontamente o rapaz lhe obedeceu, saciando a fome da moça que lhe gradeceu, sumindo tão rápido como lhe surgiu. Mais tarde,  Matanosuke  estava sendo tragado por uma inundação devastadora e preste a morrer, Ushi-oni moça apareceu e tomou a sua forma verdadeira, a fim de resgatá-lo. Em seguida, ela revelou que não podia continuar a viver por ajudar um ser humano. Logo após essa declaração, ela dissolveu em uma poça de sangue e desapareceu no rio. Devido a esse ato raro de bondade, o povo de  Miogawa , acredita que “essa” Ushi-oni era realmente fêmea e mantinha sentimentos amorosos pelo rapaz.

Popularidade de Ushi-oni

No geral, existem inúmeras retratações dessa criatura. Há até mesmo relatos sobre um Ushi-oni com o corpo de aranha. Tais variedades de formas e de contos fazem do Ushi-oni um dos personagens mais populares do folclore japonês. Isso porque o número de “histórias” envolvendo essa criatura ultrapassa, até mesmo, os vários contos sobre a Katsune (raposa), que ganhou fama no ocidente após ser um dos personagens centrais no mangá Naruto.

Esse ser enigmático figura no Japão em produções cinematográficas, games, animes e mangás (desenhos animado e quadrinhos japoneses). No ocidente, existem jogos sobre essa criatura.

Mangá Oni Hime / Reprodução Panini
Mangá Oni Hime | ©Reprodução / Panini

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2006)
Principais fontes de pesquisa
• Livro Legends of Japan
• Livro História da cultura japonesa

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