Manekineko: o gato da sorte

O Manekineko é um dos amuletos de boa sorte mais famosos do Japão. Ele é destinado a fomentar o comércio e promover a prosperidade nos lares.
Variedades de Manekinekos no Japão | ©JNTO

No Japão, o Manekineko (gato acenando, em tradução literal) é creditado ser um potente amuleto da sorte, além de ser um dos mais populares personagens do folclore japonês. Esse gatinho figura não só em contos fantasiosos japoneses, mas também na própria história real do país.

A figura do Manekineko representa um dos amuletos de boa sorte mais “charmosos” do Japão, onde também é chamado de “Gato da sorte”, “Gato do dinheiro” e “Gato que acena”.

Manekinekos a venda em loja de mercado na area de Gion em Kyoto Depositphotos 413513982 L
Muito populares tanto entre os japoneses como estranjeiros, manekinekos são comumente vendidos em lojas de mercado na área de Gion, em Kyoto | ©Depositphotos

A imagem desse bichano “kawaii” (fofo, em japonês) é característica por conta da patinha levantada. No Japão, ele é comumente destinado a fomentar o comércio e a promover a prosperidade nos lares.

É comum encontrarmos estes simpáticos gatinhos nas entradas e prateleiras das lojas japonesas com uma pata levantada, atraindo os clientes para entrar.

Manekinekos à venda em loja no Japão | ©Sanrio
Manekinekos à venda em loja da Sanrio | ©Sanrio

Dizem que as imagens de Manekineko, com a pata direita levantada atrai dinheiro e saúde, enquanto que a pata esquerda estendida atrai clientes e prosperidade.

Manekinekos com as patas levantadas em varias posicoes Depositphotos 8610792 L
Manekinekos com as patas levantadas em posições diferentes | ©Depositphotos

Contudo, as pessoas adquirem o Manekineko como talismã que, dependendo da cor, material, tamanho, estilo, posição das mãos e ornamentação adicionadas a sua imagem, pode representar grande variedade de simbologia, mas sempre com a crença de que é um gato “amuleto da sorte”.

Quase todos são representados usando coleira vermelha com um sino pendurado, que dizem ser lembrança dos costumes do Período Edo (1603-1867), época em os gatos eram animais de estimação muito caros.

As damas da corte agradavam seus gatos colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tecido de luxo da época) e pequenos sinos – com o propósito de vigiá-los.

Manekinekos  segurando koban, com pata esquerda e direita levantadas | ©Rakuten
Manekinekos segurando koban: uma com a pata esquereda, outro com a direita levanta | ©Rakuten

O Manekineko mais comum é representado segurando um koban (moeda de ouro do Período Edo), que possui forma ovalada. Contudo, o koban verdadeiro vale um ryo, e o koban do Manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.

A imagem de Manekineko tornou-se popular na segunda metade do Período Edo, apesar de haver poucos relatos da época. Foi um pouco antes do início do Período Meiji (1868-1912) que o Manekineko começou a aparecer com regularidade em publicações e nos estabelecimentos comerciais.

O gesto do Manekineko, que parece ser um convite, trata-se, na verdade, de gestos típicos de um gato limpando o rosto ou quando está brincando, querendo pegar ou tocar algo, e como o gesto assemelha-se a um aceno, começaram associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, chamaria a atenção das pessoas.

Montagem com variedades de Manekineko | M. Commons
Montagem com variedades de Manekineko | M. Commons

O gato é um animal altamente sensitivo. Ele pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva, portanto, mudanças em sua rotina o deixa inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar o rosto, pois esse é o tipo de comportamento que o tranquiliza.

Mediante isso, as pessoas, desde tempos idos, interpretam o comportamento dos gatos como “sinais”, tais como: se o gato esfregar o rosto, é sinal de chuva ou de visita; se o gato balançar muito a calda enquanto deitado sugere mau presságio e, dependendo da região, sinaliza acontecimentos futuros bons – tais interpretações podem ser uma das origens da lenda do Manekineko.

Acredita-se que sua origem remonte há cerca de quatro séculos, por volta no início do Período Edo (1603 – 1868), e muitas são as histórias relativas ao seu surgimento que, porém, ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira.

No Japão, existe um templo chamado Gotokuji, em Toquio, no bairro de Setagaya, e um Santuário em Imada, locais onde os Manekineko são reverenciados. Nestes locais guardam documentos com relatos das principais versões que remontam a origem do “Gato da sorte”.

Principais história (lendas) sobre Manekineko

Manekineko do Templo Gotokuji

Contam que, quando Li ou Ii Naotaka (1590~1659), do clã Omi, voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka, após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615, foi surpreendido por uma forte chuva repentina e abrigou-se em baixo de uma árvore próxima ao Templo Gotokuji, em Setagaya.

Na época, Gotokuji era um templo decadente, de pouca frequência e, portanto, muito pobre. No templo, vivia um monge budista e uma gata de nome Tama. Solitário, o monge conversava com a gatinha lamentando-se, quase sempre, a fase de penúria que o templo encontrava-se.

“A situação está cada vez pior. Hoje, nem temos arroz para comer. Bem que você podia dar uma ajuda para melhorar nossa situação, em vez de ficar dormindo o dia inteiro”, dizia o velho monge à gata.

Gato salva Naokata de ser atingido por um raio | ©Wiki Asian
Gato salva Naokata de ser atingido por um raio | ©Wiki Asian

Esperando a forte chuva passar sob a proteção da árvore, Naotaka olhou para o desgastado templo e viu um gato sentado sobre suas patas traseiras e acenando com a pata dianteira levantada em sua direção. O samurai ficou encantado pela habilidade do bichinho e seguiu em direção ao templo para ver de perto a façanha.

Quando Naotaka chegou junto ao templo, um raio fulminante atingiu a árvore exatamente no local em que se encontrava a poucos momentos. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida. Então, entrou no templo para rezar em agradecimento à graça recebida.

No salão principal, havia várias goteiras, e todo o templo encontrava-se em condições precárias. Naotaka fez oferenda de todo o dinheiro que carregava, depositando em um altar. Em seguida, comentou com o monge que a sabedoria do Grande Buda o guiaria a usar aquele dinheiro para reformar o desgastado templo.

Após esse episódio, Naotaka passou a frequentar Gotokuji, e o local passou a ser, então, o templo oficial da família e de todo o clã de Ii Naotaka e, consequentemente, tornou-se um santuário próspero, visitado por todas as pessoas da região.

Para homenagear o gesto de Tama, que tanta sorte trouxe ao templo e, principalmente, salvou a vida de Naotaka, foi esculpida e colocada no local, uma estátua da gata com a mão levantada. As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko, que, até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde continuam trazendo muita sorte e fortuna.

Manekinekos no Templo Gotokuji na cidade de Setagaya, em Tóquio | ©Depositphotos
Manekinekos no Templo Gotokuji, na cidade de Setagaya | ©Depositphotos

Contam que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio.

Manekineko do Santuário de Imada

Existe outra versão para a origem do “Gato que acena”, que também data do Período Edo, mas relativa ao Santuário de Imado, onde o Manekineko também é venerado.

Templo dedicado à manekineko (maneki neko) em Tóquio | ©JNTO
Templo dedicado à manekineko (maneki neko) em Tóquio | ©JNTO

A história, muito famosa, conta que no bairro de Imada, em Edo (atual Tóquio), uma velha senhora tinha um gato de estimação, mas, devido aos tempos difíceis da época e a sua idade avançada, a anciã não conseguia trabalho e encontrava-se em extrema situação de penúria.

Sem ter mais condições de garantir seu sustento e, muito menos, de seu estimado gatinho, tomou uma decisão e chamou o bichinho para conversar.

“É com o coração partido que terei de lhe doar a alguém, antes que morra de fome junto a mim, pois, com a minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando”, disse a triste velhinha ao gatinho que a olhava atentamente, parecendo entender a situação.

Depois, com lágrimas nos olhos e com o estômago contorcendo de fome, a sofrida anciã recolheu-se em sua cama, rogando a Deus que lhe ajudasse.

Dizem que Deus atende a todos os necessitados e, principalmente, os puros de coração. Então, como que atendendo à oração, a velhinha sonhou com o seu gatinho lhe passando uma mensagem: “Molde minha imagem e semelhança em barro. Feito isso, a imagem lhe trará muita sorte”, disse o gatinho no sonho.

No dia seguinte, ela resolveu fazer uma estatueta do gato, conforme o sonho havia sugerido. Enquanto ela moldava o barro, o gato estava “lavando a cara” com gestos exagerados e, achando engraçado, a velhinha resolveu moldar o bichinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava há dias sem comer, a velhinha não pensou duas vezes, vendeu a estatueta e comprou comida para si e o gato.

Assim, de barriga cheia e com energias renovadas, resolveu fazer outra estatueta para deixar como talismã da sorte, conforme o gato lhe dissera no sonho. Porém, mal acabara de concluir a imagem, outra pessoa apareceu e comprou a segunda estátua.

Os dias foram passando e quanto mais a velhinha fazia estátuas semelhantes ao seu gatinho, todas com uma pata estendida, mais pessoas apareciam para comprá-las. Com isso, a anciã prosperou e, ela e seu estimado gatinho, nunca mais passaram necessidades.

A estatueta da sorte, que a princípio não tinha nome, passou a ser chamada por todos de Manekineko, o “gato que acena”.

Significados das posições do Manekineko
Manekineko com as duas patas levantadas | ©Mundo-Nipo
Manekineko com as duas patas levantadas | ©Mundo-Nipo
  • Pata esquerda levantada: Atrai uma boa clientela.
  • Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte.
  • As duas patas levantadas: existe também Manekineko com as duas patas levantadas ou até com as quatro patas para cima, o que é bem raro – simboliza fortuna e sorte e, ao mesmo tempo, atração de pessoas.
  • Altura da pata: Quanto mais alta a pata for, melhor, pois atrai mais dinheiro ou clientes.
Significados das cores do Manekineko

Branco: Purificação
Preto: Proteção
Rosa: Amor
Dourado: Dinheiro
Verde: Sorte nos estudos
Vermelho: Saúde
Tricolor: Muita sorte

Manekineko dourado | ©Depositphotos
Manekineko dourado | ©Depositphotos

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2010)
Fontes principais:
Livro Myths and Legends of Japan
Livro O Japão – Dicionário e Civilização

Total
75
Shares
Previous Article
Sony Xperia1 Reproducao

Sony Xperia 1, o primeiro celular com ‘tela de cinema’

Next Article
PokEmonDetetivePikachu Foto Reproducao Montagem MN

Primeiro filme live-action de Pokémon ganha novo trailer

Related Posts