Japão eleva taxa de imposto sobre consumo pela primeira vez em 17 anos

A medida pretende bancar a previdência social do país, que tem uma população muito envelhecida.

Do Mundo-Nipo

O temido aumento do imposto sobre o consumo no Japão entrou em vigor nesta terça-feira (1), dia em que começa o ano fiscal no país, e representa o primeiro aumento desde 1997, quando a taxa subiu de 3% – nível em que foi introduzida originalmente em 1989 – para 5%.

O aumento no imposto, que subiu de 5% para 8%, tem como objetivo financiar o sistema de previdência social, que custa cada vez mais aos cofres públicos do país, além do temor de uma diminuição dos gastos dos cidadãos, um componente essencial na economia do país.

O governo estima que a elevação da tarifa aumente sua arrecadação em 5 trilhões de ienes (US$ 48,485 bilhões) durante este ano e em 8 trilhões (US$ 77,568 bilhões) anuais a partir de 2015.

A medida pretende bancar a previdência social do país, que tem uma população muito envelhecida, sem ter que recorrer à emissão de dívida e melhorar assim sua saúde fiscal, a pior do mundo desenvolvido.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha em queda ante o real após recuo mensal de 3,22%

Next Article

Japão autoriza exportação de armas pela primeira vez em quase meio século

Related Posts