Índice de confiança empresarial do Japão cai em junho

Apesar da queda, a pesquisa do Banco do Japão mostra um grande otimismo quanto aos negócios e planos de investimentos para o futuro.

Do Mundo-Nipo

O índice de confiança das grandes companhias manufatureiras do Japão caiu em junho. É o primeiro declínio em seis trimestres, indica o relatório trimestral “Tankan” do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), divulgado nesta terça-feira (1).

O índice caiu de 17 em maio para 12 pontos em junho. A estimativa para o período era de 16 pontos. O BoJ entrevistou 10.427 empresas no período de 28 de maio a 30 de junho.

Apesar da queda, a pesquisa mostra um grande otimismo quanto aos negócios e planos de investimentos mais agressivos para o futuro, adicionando esperanças que a economia possa se recuperar do recente aumento de taxas no varejo.

Entre algumas das razões possíveis atribuídas ao declínio estão as baixas vendas domésticas de bens como carros e aparelhos eletroeletrônicos no período entre abril e junho, enquanto no primeiro trimestre houve um crescimento na demanda antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril.

(Com informações da NHK News e do jornal econômico Último Instante)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 1,08%

Next Article

PMI industrial do Japão registra melhora em junho

Related Posts