Preço da gasolina no Japão sobe pela décima semana seguida

Nesta semana, o preço médio do litro no varejo teve uma alta anual de 10,9%.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum no Japão subiu esta semana para 168,4 ienes por litro, de 167,4 ienes da semana passada, registrando o décimo aumento semanal consecutivo, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (2), que apontou o aumento do custo do petróleo em meio a agravamento da situação do Iraque como um dos principais responsáveis pela alta.

Nesta semana, o preço médio do litro no varejo subiu 10,9% ante o mesmo período do ano anterior e após uma alta de 10,1% na semana passada, refletindo a 59ª semana consecutiva de aumento anual, de acordo com os dados da Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

O aumento do imposto sobre as vendas, de 5% para 8% em 1º de abril, levou o preço médio da gasolina a subir acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento do imposto. Na semana anterior, o preço estava em 159 ienes.

Contudo, o valor continua a ser o mais elevado em quase seis anos, desde 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Mas ainda está bem abaixo do recorde de 185,1, registrado em 4 de agosto de 2008.

O Centro de Informações do Petróleo, que realizou a pesquisa de preços para o governo, atribuiu o aumento ao conflito no Iraque.

Analistas, no entanto, dizem que os preços do petróleo começaram a cair ligeiramente. Com isso, os preços da gasolina tendem a mover-se em uma faixa estreita na próxima semana, já que alguns postos de combustível não repassaram o recente salto nos custos do petróleo bruto para os consumidores.

(Com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Aprovação do gabinete japonês cai mais de 4% após mudança da política de defesa

Next Article

Duas turistas japonesas desaparecem nas Ilhas Marianas

Related Posts