Japão ocupa 9º lugar no ranking de países mais competitivos

A Coreia do Sul subiu do 25º para 19º, enquanto a China manteve-se inalterada em 29 º lugar.

Do Mundo-Nipo

O Japão ocupa o nono lugar no ranking das economias mais competitivas do mundo, segundo o Relatório Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial (WEF) divulgado na terça-feira (03).

O relatório cita a dívida pública e o déficit orçamental do Japão como duas grandes fraquezas macroeconômicas que impediram o Japão de subir no ranking.

“É improvável que o próximo ano tenha uma inversão destas tendências, em meio a política monetária agressiva do país e vários pacotes de estímulo”, diz o relatório, referindo-se as políticas econômicas do primeiro-ministro Shinzo Abe, conhecidas como “Abenomics”, para vencer a deflação crônica do país.

As duas primeiras flechas – estímulo fiscal e afrouxamento monetário – das “Abenomics” podem ter impactos positivos no curto prazo, mas apenas de reformas estruturais, a terceira seta, têm o potencial de sustentar esses ganhos a longo prazo, disse Thierry Geiger, diretor adjunto de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial e da Benchmarking Network.

A Suíça ocupou a primeira colocação no ranking pelo quinto ano consecutivo, seguida por Cingapura e Finlândia.

Entre outros países asiáticos, a Coreia do Sul subiu do 25º para 19º, enquanto a China manteve-se inalterada em 29 º lugar. Mianmar apareceu pela primeira vez no relatório, classificado 139º.

O Brasil, que nos dois anos anteriores havia ganhado cinco posições, perdeu oito este ano, ficando em 56º.

As informações são da agência Kyodo.

Os 10 países mais competitivos
Suíça
Cingapura
Finlândia
Alemanha
Estados Unidos
Suécia
Hong Kong
Holanda
Japão
10ºReino Unido

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Terremoto de 6,9 graus sacode Kanto e Tohoku

Next Article

Filme ‘Rikyu ni Tazuneyo’ é premiado no Festival de Montreal

Related Posts