FMI pede ao Japão que siga com plano de elevar imposto para 10%

O FMI afirma que seria muito perigoso se o governo de Abe retarde a elevação do imposto.

Do Mundo-Nipo

Naoyuki Shinohara (Foto: Kyodo)
Naoyuki Shinohara disse que seria muito perigoso se o governo de Abe retarde a elevação do imposto (Foto: Kyodo)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou ser essencial que o Japão avance com a segunda etapa de seu plano para elevar o imposto sobre vendas, em meio a sinais de que o governo está reconsiderando a ideia por preocupação de que possa afetar a nascente recuperação econômica do país.

“A administração do primeiro-ministro Shinzo Abe deve prosseguir com o aumento de impostos conforme o planejado, e assim enviar uma mensagem ao mercado que tem vindo a promover sua reabilitação fiscal”, declarou o vice-diretor gerente do FMI, Naoyuki Shinohara, em uma entrevista à Agência Kyodo durante sua visita a Astana, capital do Cazaquistão, para participar de uma reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento.

Existe a preocupação de que o governo adie o aumento de impostos para 10%, programado para outubro de 2015, caso a economia japonesa mostre sinais de desaceleração acentuada após a primeira fase do aumento em 3 pontos porcentuais, para 8%, que entrou em vigor em 1º de abril.

“Seria muito perigoso se o governo de Abe retarde a elevação do imposto”, afirma Shinohara, expressando forte preocupação de que um fracasso em assegurar a disciplina fiscal provocaria um colapso do mercado de dívida soberana japonesa.

A ausência de reformas estruturais e fiscais de credibilidade pode pesar sobre a confiança e minar o sucesso das reformas iniciadas. Isso seria não apenas prejudicial ao Japão, mas também para o resto do mundo.

Para aliviar o impacto negativo do aumento de impostos sobre a economia, Shinohara disse que o governo japonês pode compilar um orçamento suplementar para este ano fiscal, que termina em março de 2015.

“À medida que as expectativas de inflação têm vindo a aumentar de forma constante, [o Banco do Japão] não tem de implementar medidas adicionais de flexibilização monetária”, disse ele, afastando a especulação de que o banco central do país pode agir se o crescimento dos preços mostrar sinais de pico devido à estagnação da demanda doméstica.

Shinohara, no entanto, acrescentou que seria difícil para o banco central alcançar sua meta de inflação de 2% até à primavera do próximo ano.

A saúde fiscal do Japão já é a pior entre as principais economias industrializadas com dívida pública equivalente a mais de 200% do Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, a dívida do governo central superou 1.000 trilhões de ienes pela primeira vez na história.

Em abril de 2013, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) adotou medidas de estímulo para acabar com 15 anos de deflação, prometendo dobrar a oferta de dinheiro para alcançar a meta de inflação de 2% em dois anos.

A estratégia inicial consiste em comprar mensalmente cerca de 7,5 trilhões de ienes em títulos do governo de longo prazo, assim como ativos de risco como bônus corporativos e fundos de investimentos focados em ações e imóveis. Enquanto o aumento do imposto sobre o consumo visa cobrir os crescentes encargos sociais em meio a uma população cada vez mais envelhecida.

Analistas, no entanto, advertem que a primeira elevação em 17 anos do imposto sobre vendas poderia ferir os gastos dos consumidores e os investimentos e, por sua vez, retardar o crescente progresso que economia japonesa tem demostrado nesses últimos meses.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Artista cria versão realista de 'Digimon'

Next Article
Festival de bebe chorao no Japao EugeneHoshiko AP

Japão celebra Dia das Crianças com concurso de ‘bebê chorão’

Related Posts